Qual é o resultado de:
A) 3/5 + 6/5 - 12/5
B) 2/5 + 5/3 - 11/6
C) 5/2 x 3/7
Soluções para a tarefa
Resposta:
A: -0,6
B: 0,23
C: 15/14 ou 1,07
Explicação passo-a-passo:
Adição
A primeira operação a ser abordada é a soma de frações. Para encontrar a solução desta operação com fração, o primeiro passo é deixar os denominadores dos números fracionários envolvidos iguais. Nos casos em que isso já ocorre, só é necessário executar a soma de todos os numeradores e manter o denominador comum.
Para os denominadores diferentes, é preciso fazer alguns cálculos para converter as frações em denominadores de igual valor. Para tal objetivo, basta escolher como denominador o resultado do mínimo múltiplo comum (MMC), considerando todos os denominadores presentes na operação com fração.
Subtração
Na hora de fazer a subtração de frações ou diferença de frações, a regra do mesmo denominador segue validada. Para a operação com fração em que já existe um denominador comum, basta subtrair os numeradores e manter os denominadores do número fracionário.
Com as frações que têm denominadores originais diferentes, é necessário calcular o MMC, dentro do objetivo de encontrar o denominador de igual valor.
Multiplicação
Na multiplicação, os denominadores envolvidos não precisam ser igualados, pois esta operação com fração é feita de forma mais simples, através da multiplicação dos numerados da sentença. A mesma metodologia é usada para os denominadores das frações.
Divisão
A divisão, última das quatro operações aritméticas básicas, é realizada por meio da troca das frações que podem ser divididas, mudando de posição o numerador pelo denominador e fazendo a multiplicação dos novos objetos da operação com fração.
Lembrete: No caso de sentenças com múltiplas operações, a operação com fração leva em consideração que a multiplicação e a divisão têm prioridade sobre a adição e a subtração. É obrigatório fazer primeiro as multiplicações, divisões e por último as somas e subtrações.