Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Qual é o processo de metamorfose dos Anfíbios?

Soluções para a tarefa

Respondido por GabrielCustodioo
8
Nos anfíbios a uma glândula chamada ANUROS que apresentam a metamorfose mais nítida. No período reprodutivo, os ANUROS um comportamento estranho: cantam para atrair a fêmea. Após a formação do casal ocorre o momento conhecido como Amplexo Nupcial. No momento que isso acontece o macho libera os espermatozóides sobre os óvulos
Respondido por wsartdigital
3

Corresponde a transformação de ovo em embrião; a fase aquática, quando a forma do seu corpo é semelhante a dos peixes com cauda e nadadeiras; e o início da vida terrestre quando são plenamente capazes de se locomover fora d’água. 

Na primeira fase de suas vidas , sapos , rãs , pererecas e salamandras saem dos ovos e levam uma vida semelhante à dos peixes , respirando e se alimentando na água.

Quando ficam adultos , a maioria dos anfíbios está apta à vida na terra , onde encontra alimentos.

A metamorfose dos anfíbios dura mais ou menos 11 semanas – suas fases de vida são o nascimento ou eclosão que corresponde a transformação de ovo em embrião , a fase aquática , quando a forma do seu corpo é semelhante a dos peixes com cauda e nadadeiras , e o início da vida terrestre quando são plenamente capazes de se locomover fora d’água.

Os anfibios sofrem metamorfose completa,passando por mudanças que preparam um organismo aquatico para uma existencia terrestre.Dos ovos postos na agua,nascem pequenas larvas(os gerinos)que possuem brânquias externas e cauda,mas nao tem pernas

os anfibios sao animais de sexos separados e sua reproduçao acontece na agua ou em lugares umidos.Na maioria dos anfibios durante o acasalamento o macho e a femea liberam os gametas na agua onde ocorre a fecundaçao externa e a formaçao do ovo

Meramorfose é quando um ser evolui pra melhor... no caso dos anfíbios (mais precisamente dos sapos) a milhões de anos atrás eles era peixes, mas na água era mais facilmente caçados e possuiam menos alimento. Eles evoluíram e foi-se criando patas, as brânquias viraram pulmões... O girino é o filhote de rãs, sapos e pererecas. Ele começa a vida com uma cauda e brânquias, vão se criando as pernas, as ''mãos'' o pulmão começa a se formar e as brânquias vão deixando de existir. O sapo adulto respira por pulmões e pela pele. A borboleta é um ótimo exemplo de animal que passa por metamorfose...

O primeiro estágio de vida dos anuros é chamado de girino, caracterizado por viver na água. Essa fase de vida é, normalmente, herbívora, apresenta ausência de patas, possui uma cauda e brânquias, o que os torna semelhantes a peixes. Observa-se também um sistema de linha lateral que permite a captação de movimentos na água.

À medida que o animal se desenvolve, surgem patas, pulmões, tímpanos e adequação do sistema digestório para a mudança da dieta, que passará a ser carnívora. Inicialmente, aparecem os membros posteriores e, em seguida, desenvolvem-se os membros anteriores. A cauda desse animal também regride, sendo reabsorvida.

Principais mudanças que ocorrem no corpo de um anuro

O pulmão forma-se e, com seudesenvolvimento, verifica-se o desaparecimento das brânquias. À medida que os pulmões se desenvolvem, o animal passa a ficar mais tempo na margem, garantindo a captação de oxigênio. Ao iniciar o desenvolvimento terrestre, a rã ainda é jovem. Esse animal, então, retornará à água quando adulto para se acasalar.

RESUMIDAMENTE :a metamorfose dos anfíbios anuros é complexa, envolvendo mudanças em diversos sistemas do corpo. Esse animal deixa de ser aquático,passando a utilizar oxigênio atmosférico, apresenta mudanças em sua locomoção e muda sua alimentação de herbívora para carnívora.

Perguntas interessantes