Qual é o processo de alfabetização de acordo com a bncc?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 A alfabetização deve ocorrer em dois anos
As crianças devem ser alfabetizadas em dois anos. O prazo-limite, com a BNCC, passa a ser o terceiro ano, quando o processo continua com mais foco na ortografia. A BNCC também mescla a perspectiva construtivista e a consciência fonológica.
2 Quatro campos de atuação devem ser contemplados
Quais textos usar durante a alfabetização? A BNCC defende que o texto — escrito, oral ou multimídia — seja o elemento central do trabalho. Os campos de atuação englobam os contextos onde as produções são feitas, mas sem limitação de gêneros específicos. Isso é para deixar de lado exercícios de repetição e textos que não existem para além da escola. Os quatro campos são: vida cotidiana, artístico/literário, estudo e pesquisa, e vida pública.
3 A Base propõe quatro práticas de linguagem
Compreender a estrutura do documento ajuda a planejar as aulas. Saiba como trabalhar as quatro práticas de linguagem: leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica.
4 Entra a consciência fonológica
O desafio que a Base traz para o professor é o de aprender a articular as diferentes facetas da apropriação da língua escrita. Isso significa aliar o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita com momentos de aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Saiba como trabalhar a consciência fonológica
5 É possível alfabetizar letrando
Sonia Madi, especialista no ensino da leitura e da escrita, fala como a BNCC, para ajustar som e sentido e inserir as crianças no mundo da escrita, propõe a integração de duas tendências no ensino. A Base também esclarece os conceitos de letramento e alfabetização.
6 Professor deve planejar momentos para que os alunos reflitam sobre o sistema de escrita alfabética
Maria José Nóbrega, professora de pós-graduação no Instituto Vera Cruz e assessora pedagógica dos planos de aula NOVA ESCOLA, explica quais as implicações dessa escolha para a prática em sala de aula e comenta outros desafios que a leitura do documento aponta.