Qual é o principal motivo para a substituição gradual do sistema de algarismos romanos pelo sistema decimal de algarismos indo-arábicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Os romanos não tinham um sinal para representar o zero porque simplesmente não precisavam representar o nada. Essa necessidade só surgiu quando se criou um sistema numérico posicional, ou seja, um sistema no qual a posição dos algarismos dá a eles valores diferentes
Explicação passo-a-passo:
a)
Com os algarismos indo-arábicos era possível escrever qualquer número, por mais ordens que tivesse.
RESPOSTA CORRETA
O sistema decimal apresenta 10 algarismos, enquanto que o sistema romano usa apenas 7. Obviamente, o sistema indo-arábico facilitou as operações aritméticas, mas esse não foi o principal motivo para sua difusão. Além disso, o sistema romano poderia escrever números maiores que 1000, ao adicionar barras horizontais acima dos algarismos, representando múltiplos de 1000.
O uso do zero com valor posicional foi um feito dos árabes. Portanto, apesar de conhecer o zero na Idade Média, os romanos não o utilizavam no seu sistema numérico.
O ábaco era utilizado pelos europeus mesmo antes de conhecerem o sistema decimal. Portanto, esse não foi um dos motivos para a substituição do sistema romano.
A frase de abertura do Liber Abaci define bem o principal motivo para a substituição gradual do sistema romano pelo decimal com algarismos indo-arábicos: “As nove figuras dos hindus são 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 1. Com estas nove, e com o símbolo 0, [...] podem se escrever todos os números”.