qual é o principal fator que explica esses extremos de temperatura entre tais cidades
Soluções para a tarefa
Cada uma contem uma variação
Latitude
Como sabemos, as variações na temperatura resultam da quantidade de radiação e da energia recebida por unidade de superfície. Em geral, a energia recebida por unidade de superfície diminui com o aumento da latitude, provocando uma diminuição de temperatura do Equador para os pólos.
O relevo
Com o aumento da altitude, a temperatura, em geral, diminui. Por outro lado, as vertentes voltadas a sul, no hemisfério norte, são mais aquecidas que as vertentes do lado oposto.
A continentalidade
As massas continentais têm comportamentos bem distintos das massas oceânicas: a terra aquece mais rapidamente mas também perde calor mais facilmente; por sua vez, a água demora mais tempo a aquecer mas arrefece mais lentamente.
Por isso, os locais situados no interior dos continentes sofrem extremos de temperatura, tanto diários como anuais, enquanto no litoral as temperaturas apresentam menor variação.
As correntes marítimas
A água do mar move-se sob a forma de correntes que, consoante a sua temperatura, se classificam como quentes ou frias.
Em Janeiro, a corrente quente do Golfo do México desliza pelas costas ocidentais da Europa, sendo responsável por temperaturas mais elevadas até latitudes próximas do círculo polar Árctico. A mesma latitude, mas do outro lado do Atlântico, a influência da corrente fria do Labrador traduz-se em temperaturas muito menores.
Resposta: uma variação de Latitudes