Geografia, perguntado por Hiandroka1, 1 ano atrás

qual é o principal aspecto que diferencia as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gyopmaa
2
O capital. Enquanto a sociedade capitalista é baseada no capital (dinheiro, produzir, para vender e lucrar) as sociedades nômades e agrícolas eram baseada na prática de produzir para auto suficiência.
Respondido por EvenL
1
O principal aspecto é a acumulação do capital, foco na propriedade privada e divisão de classes.
Basicamente após o surgimento da moeda as sociedades anteriores que eram focadas na produção agrícola tinham nenhuma ou pouca produção de excedente. Toda sociedade era voltada a produção e desenvolvimento da agricultura. Quando se havia excedente os agricultores ou os senhores feudais (no feudalismo) executavam trocas dessas mercadorias.
Com o tempo foi necessário a criação de uma moeda única a fim de padronizar as trocas executadas, a final de contas os grãos que eram principal produção da agricultura assim como todos outros alimentos estavam suscetíveis a intempéries e a estragar.
Após a criação da moeda essa troca ficou muito mais fácil de acontecer e a moeda se tornou foco da sociedade.
Anteriormente a nobreza era a grande detentora das terras e consequentemente das riquezas. No capitalismo é considerado detentor da riqueza aquele que mais acumula capital (dinheiro), assim o capitalismo trás um diferencial (muitas vezes considerado utópico) que é o de que qualquer cidadão pode transitar entre as classes, ou seja, alguém que nasce pobre pode vir a se tornar rico através da acumulação de capital ou pobre através da perca dele.
Nas sociedades agrícolas o rei detinha as terras, ou os senhores feudais, e arrendavam para os agricultores. Na sociedade capitalista os burgueses ou comerciantes eram os detentores do mercado e assim foi se desenvolvendo uma das maiores formas de organização social do mundo.
Perguntas interessantes