Filosofia, perguntado por geannycardoso, 10 meses atrás

Qual é o primeiro princípio de todo pensador cristão?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianadantas73
6

Resposta:

Durante o período escolástico, o debate e a argumentação foram estimulados entre os padres e intelectuais. No século XIII, a disputa firmava-se, de um lado, entre os dialéticos, defensores da Filosofia grega e sua preponderância sobre a Teologia, e, de outro lado, os teólogos cristãos, que acreditavam que somente as Escrituras Sagradas deveriam ser utilizadas pela intelectualidade, devido ao caráter pagão da Filosofia. A esses embates era dado o nome de Quaestio disputata (questões disputadas), e eles movimentavam a vida acadêmica e inspiravam a produção teológica e filosófica da época.

Aquino inovou ao trazer para o seu pensamento uma junção da Filosofia grega com a Teologia cristã, defendendo que os dois modos deveriam ser unidos para formar-se o pensamento cristão, que não poderia deixar de lado o conhecimento das ciências e da Filosofia. Era fundado, a partir daí, o que ficou conhecido como Filosofia aristotélica-tomista, ou simplesmente tomismo, devido à junção de elementos da Filosofia aristotélica com a Filosofia e a Teologia cristãs.

A distinção entre essência e existência é um dos principais pontos da Metafísica aristotélica que inspiram o tomismo. A falta de procedência direta formal (lógica) entre objeto e essência (que representa a forma ideal do objeto) levou o filósofo grego a formular a noção de substância.

Aquino continua dizendo que o que existe em essência de alguma forma existe, mesmo que não tenha existência material, ou seja, as coisas que existem em essência existem ontologicamente. A existência de Deus, segundo Tomás de Aquino, era uma dessas existências imateriais extraídas e provadas ontologicamente.

Explicação: essa é a explicação se achar muita coisa da uma resumida

espero ajudar!!


geannycardoso: muito obrigada!
Perguntas interessantes