Matemática, perguntado por kaykeperes7pafnzo, 11 meses atrás

qual é o polígono regular cujo o ângulo interno mede 108

Soluções para a tarefa

Respondido por Léomática
6
Vamos nessa!

Se = 360°

Se 1 ângulo interno mede 108°, o ângulo externo mede 72°. 360÷72 = 5

Resposta: Nosso polígono é um pentágono.
Respondido por Usuário anônimo
1
Usando a fórmula abaixo:

Sn=(n-2)*180°

Pegando um polígono de 5 lados, isto é, um pentágono. Tem:

S5=(5-3)*180°=3*180°=540°

Para saber quanto mede cada ângulo, pegamos o somatório total que corresponde a 540° e dividimos pela quantidade de lados do polígono.

Logo, cada ângulo= 540/5=108°. Assim, o polígono regular que tem cada ângulo interno igual a 108° é o Pentágono.

Usuário anônimo: Não necessariamente, pq a resolução é muito trivial, concordaria com seu ponto de vista se exige um grau de dificuldade maior. Nesse caso específico, problemas de ângulos no geral eles são triviais feito dessa forma. E outra coisa, a matemática lhe possibilita fazer o problema de forma direta e de forma inversa, isto é, de trás para frente. Vários proposições na matemática é provado usando justamente a volta.
Usuário anônimo: Então, as vezes, é mais fácil usar a ordem direta, e as vezes vai ser mais fácil usar a ordem inversa. Então, isso é bem relativo. A forma direta nessa questão específica poderia ser feita de inúmeras forma, essa por exemplo, que vc escolheu não é tão trivial para pessoas que estão aprendendo. Então, a forma de resolver um problema é bem abrangente. E essa forma a qual usei é bem vista nesse assunto nos livros.
Usuário anônimo: Você escolhe um lado específico, substitui na fórmula, depois divide pela quantidade de lados, e automática já o valor de cada ângulo. É só uma questão de multiplicação e divisão. Já a forma que vc fez, exige do aluno, uma maturidade maior, que na grande maioria das vezes, eles não tem essa maturidade.
Léomática: Entendi o seu ponto de vista. Mas na minha opnião os alunos, em geral, deveriam pensar dessa forma. Imagina uma questão parecida com essa, numa prova de concurso, em que o polígono tem 20 lados. Será que esse aluno teria velocidade o suficiente pra ir calculando polígono por polígono?
Usuário anônimo: Com certeza vc tem razão nesse ponto de vista. Mais pela minha experiência acho muito improvável isso acontecer, seja em um concurso ou provas das redes básicas de ensino. Agora, OBEMEP aí fico calado, pq na OBEMEP exige do aluno um grau de abstração bem elevado. Mas, o correto é que todos os alunos sabiam inúmeras saídas, caso não funcione em uma, usa a outra.
Usuário anônimo: Obmep*
Léomática: Verdade, amigo.
Usuário anônimo: Assim, o meu conselho é que qualquer aluno que estude deve aprender de uma forma mais abrangente, mais ampla. Isto é, buscando entender como um determinado problema pode ser feito de inúmeras forma, para quando se deparar com um determinado problema, ele poder optar por qual forma seja mais fácil para ele.
Usuário anônimo: É nós! Mais entendi perfeitamente a forma que vc fez...e iria fazer de uma maneira semelhante a sua. Mais pensando na pessoa que está do outro lado da tela. Imaginei: vou fazer usando a fórmula que é padrão para ângulos e é bastante presente nos livros, mas para fazer através dela, tenho que resolver o problema de trás para frente. Aí como a maioria dos problemas envolve polígono que tenha uma pequena quantidade de lados, aí optei por fazer assim...
Usuário anônimo: Sempre é bom termos um debate racional dessa forma, isso só nos constrói positivamente. Abraço amigo! É nós!
Perguntas interessantes