Qual é o papel do nutricionista no diagnóstico nutricional e no cuidado aos pacientes com DCNT e como ele pode contribuir para que esses pacientes tenham uma alimentação saudável?
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte global, além de ocasionar mortalidade prematura, incapacidade, perda da qualidade de vida, redução da produtividade e impactos financeiros às famílias, comunidades e sociedade.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: MS; 2011.
Estima-se que anualmente as DCNT sejam responsáveis por 71% da mortalidade no mundo, o que representa 41 milhões de óbitos. Destes, 15 milhões são prematuros (< 70 anos) e cerca de 12 milhões ocorrem em países de baixa e média renda. Nas Américas, as DCNT causam 5,5 milhões de óbitos por ano, representando 80,7% de todas as mortes e, destas, 38,9% são prematuras. No Brasil, o cenário é semelhante, correspondendo a 74% da mortalidade geral. O aumento da carga das DCNT está relacionado com o crescimento dos fatores de risco (FR) modificáveis, como tabagismo, álcool, obesidade, inatividade física e alimentação inadequada.
Imagine que você é um Nutricionista que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atendeu um paciente do sexo masculino, idade= 40 anos, gerente de loja, encaminhado pelo clínico geral para uma avaliação nutricional. O médico da UBS confirmou o diagnóstico de hipertensão arterial com prescrição de medicação. Diante do caso, o médico realizou algumas orientações ao paciente e o encaminhou para você, Nutricionista, para realizar diagnóstico nutricional já que o paciente apresentava uma alimentação inadequada rica em alimentos industrializados, consumo de álcool com frequência, baixo consumo de verduras, legumes e frutas, sedentário, com peso atual= 104,8 Kg, altura= 1,77 m, circunferência da cintura= 103 cm e alterações nos exames bioquímicos do perfil lipídico (Colesterol total= 270 mg/dl).
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de Avaliação Nutricional, consegue identificar qual método poderá utilizar para conhecer o hábito alimentar do paciente? De acordo com os dados antropométricos do mesmo, o que é possível verificar de risco? E como estão os níveis de colesterol total do paciente? Lembrando que para o diagnóstico nutricional é necessário uma avalição detalhada e minuciosa.
Neste cenário, é fundamental que o nutricionista tenha em mente a importância de uma anamnese nutricional detalhada para conhecer os hábitos alimentares do paciente, a rotina diária, estilo de vida. Neste aspecto, é essencial que o estudante de nutrição entenda que a alimentação, assim como o comportamento do individuo, o qual pode ser modificável, pode ajudar a reduzir o risco cardiovascular e prevenir as doenças crônicas.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Pensando que você é o Nutricionista da UBS comentada acima, imagine que o paciente encaminhado pelo médico está em sua sala para realizar a primeira consulta. Diante do diagnóstico recente, o mesmo apresenta muitas dúvidas a respeito de hábitos alimentares saudáveis para controle das patologias apresentadas, bem como para controlar o seu peso.
Para realizar esta atividade você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 2, 3, 4 e 5.
Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de fazer um diagnóstico nutricional a partir das informações obtidas na anamnese clínica. Utilize os conhecimentos adquiridos através da leitura do livro da disciplina e reprodução das aulas conceituais e ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial nos locais indicados em seu formulário padrão da atividade mapa:
A) APONTE o(s) método (s) que você usaria para conhecer o hábito alimentar do paciente, explique o porquê de tal escolha e a importância destes métodos.
B) EXPLIQUE o que é avaliado em cada método escolhido, bem como suas vantagens e desvantagens.
C) APRESENTE o diagnóstico nutricional a partir das informações obtidas na antropometria, através do cálculo e classificação do IMC e o indicador da circunferência da cintura, APONTE qual é a finalidade da avaliação da circunferência da cintura e quais são os riscos do valor encontrado no paciente para esta medida.
D) DESCREVA qual foi a sua análise a respeito do exame bioquímico do paciente comparando com o valor de referência recomendado.
E) ANALISE E DESCREVA quais os possíveis fatores de riscos associados do paciente levando em consideração as informações obtidas a partir da anamnese, avaliação antropométrica e exames bioquímicos.
F) APRESENTE 5 orientações nutricionais que você poderia fornecer ao seu paciente diante dos fatores de risco identificados e expostos acima.
Soluções para a tarefa
O nutricionista é um dos agentes principais que atuam na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis.
Avaliação Nutricional
A) Para avaliar o consumo alimentar do paciente seria utilizado o recordatório de 24h ou o registro alimentar. Esses métodos investigam como é o hábito alimentar do indivíduo, permitindo que o profissional conheça mais o paciente.
B) Em cada método é avaliado o que o paciente consome ao longo do dia. O recordatório alimentar depende da memória do paciente, não sendo indicado seu uso para idosos e crianças. Já o registro alimentar depende da dedicação do paciente, que precisará anotar todas as refeições.
C) De acordo com o IMC, que é igual a 33,41 kg/m², o paciente se encontra com obesidade grau 1. E de acordo com a circunferência da cintura ele apresenta risco muito aumentando para doenças metabólicas relacionadas com a obesidade, pois está acima de 102 cm.
D) O recomendado é que o colesterol total seja inferior a 190 mg/dl. Como o paciente está com um valor de 270 mg/dl, esse pode apresentar uma hipercolesterolemia. Porém, deve ser avaliado os valores de LDL e HDL separadamente.
E) O colesterol e circunferência da cintura elevados podem trazer vários prejuizos aos pacientes, como risco de infarto, doenças cardiovasculares, pressão alta, entre vários outros.
F) Diminuir o consumo de alimentos industrializados, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, preferir alimentos cozidos, grelhados e assados, evitar o consumo de álcool e procurar um profissional para auxiliar na prática de exercício físico.
Saiba mais sobre as doenças crônicas não transmissíveis em: https://brainly.com.br/tarefa/51482746
#SPJ1
Resposta:
B B) Recordatório de 24 horas é funcional para saber o que o paciente ingeriu as últimas 24 horas, tendo sua vantagem o baixo custo e a facilidade em memória do paciente sendo ele de fácil aplicação. Sua desvantagem é que não devem ser usados com idosos por questão de memória.
Registro alimentar ele é feito por meio de uma ficha onde o paciente irá preencher a respeito das refeições feitas por ele. Suas vantagens é dar um registro mais detalhado; sem muito usar a memória e além de indicar quais tipos de alimentos utilizados e sua frequência de consumo.
História alimentar permite três partes
1- Entrevista detalhada sobre o padrão de alimentação.
2- Lista de alimentos cuja frequência e periodicidade do consumo alimentar são anotados.
3- Registro Alimentar de três dias.
Esse método abrange mais informações detalhadas para o nutricionista, porém tem como desvantagens o custo mais alto que os demais métodos; demanda mais tempo e pacientes idosos é de difícil aplicação por conta de memória.
E por último Questionário de Frequência Alimentar que permite estar analisando através do questionário a frequência de consumo de alguns alimentos; o tamanho da porção por foto ou peso; e tem como vantagens o baixo custo e fácil aplicação. E tem como desvantagens caso o indivíduo tenha rotinas que alternam e ambientes diferentes dia a dia que faça que o consumo de certos alimentos altere.
Explicação: B CERTA