Filosofia, perguntado por souzasantana10, 9 meses atrás

qual é o papel do jovem na sociedade atual?

Soluções para a tarefa

Respondido por Tiakoficial
6

Resposta:

O Brasil tem ¼ de sua população formada por jovens. São 50, 5 milhões de brasileiros na faixa etária entre 15 e 29 anos (dados do IBGE). Nunca tivemos e, conforme apontam estudos demográficos (se a tendência se mantiver) não teremos no futuro, tantos jovens como hoje. Esses dados seriam extremamente positivos se o país estivesse preparado para dar educação, qualificação profissional e empregos para todos.

Infelizmente, a realidade é outra: quase metade dos desempregados do país é jovem (IBGE); 1/5 deles já tem filhos e, em média, ganham menos da metade do que ganham os adultos. Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.

O país precisa cuidar melhor de sua juventude, mas para tanto, é necessário que toda sociedade se envolva nas discussões que ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal, preparando a Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em abril de 2008. A classe política deve elaborar em parceria com a sociedade um conjunto de políticas públicas que conduzam o jovem a um futuro digno.

Essas medidas têm que englobar, entre outros direitos, a saúde, habitação, segurança, segurança alimentar e geração de emprego para a família, além das ações específicas como combater a exploração do trabalho infantil; a proteção à gravidez na adolescência; a educação de qualidade e a qualificação profissional. É em busca desses ideais que tenho pautado minha atuação parlamentar.

Sem esquecer que para concretizarmos essa mudança, cabe ao próprio jovem reinvindicar e assumir seu papel na participação de movimentos sociais e políticos, como antes do período da ditadura militar. Afinal, eles representam quase 20% dos eleitores e qualquer mudança na história, na política e no desenvolvimento econômico deste país passa pela participação ativa da Juventude.

Respondido por betorezend
6

(meu teclado nao tem acentos, espero que entenda meu portugues)

Resposta: O jovem nao tem nenhum papel, nem o idoso e nem  a crianca. Entendo papel como um dever ou obrigacao, ex: A mulher gravida deve ter o filho e  cuidalo(se caso nao encontre  alguem que faca isso por ela) ate sua indepedencia,

Pense: Todos nos somos iguais, estamos dentro de uma mesma classe (seres  humanos).

Como Jovem eu tenho mais vitalidade e potenciais e naturalmente desfrutarei ao maximo disso, mas nao preciso ser cobrado disso. Nao preciso de um tratamento especial dentro da sociedade soh porque tenho uma pequena vantagem ou desvantagem por causa da minha faixa etaria.

Sempre sera recomendado e visto com bons olhos usar todo esse potencial jovial para ajudar os outros, para contruir e nao desrespeitar o limite da propriedade das pessoas mais frageis. Isso  eh lgo que nao deve ser obrigado, seja por leis ou violencia mas ensinado, transmitido por exemplo e pela cultura.

Perguntas interessantes