Qual é o papel das minhocas no processo de compostagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para entender o que é vermicompostagem, primeiro precisamos saber o que é compostagem. A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. A vermicompostagem é um tipo de compostagem que utiliza minhocas além dos micro-organismos naturais para degradar a matéria orgânica. O processo ocorre mais rápido que a compostagem sem minhocas e produz como substrato o húmus de minhoca. Este é um adubo rico em nutrientes e ótimo para as plantas.
Nos dias de hoje, em que a sustentabilidade ganha força, muito se discute sobre a questão do volume de lixo que é gerado nas residências, pois mesmo separando os recicláveis, ainda temos bastante lixo orgânico. Entretanto, grande parte desse tipo de resíduo é composto por restos de comida que podem ir para uma composteira, plenamente possível de ser instalada em casas ou apartamentos (dependendo do tipo do processo). Esse simples procedimento leva à diminuição da quantidade de lixo orgânico despejada em aterros, diminuindo as emissões de gás metano.
A compostagem caseira, em geral, pode se dar de três formas: seca, vermicompostagem ou automática. A automática faz uso de uma composteira mecânica, que utiliza micro-organismos patenteados capazes de se multiplicarem em altas temperaturas, alta salinidade e acidez, sendo uma forma mais simples, prática e sustentável de se fazer compostagem em casa; a seca trata apenas da decomposição dos alimentos por micro-organismos, e tem o mesmo princípio da vermicompostagem; porém, na seca, não são adicionadas minhocas para digerir a matéria orgânica.