Qual é o nervo sensorial pertencente ao sistema nervoso periférico?
Soluções para a tarefa
Componentes do Sistema Nervoso Periférico
O SNP é composto por nervos e gânglios. Os nervos nada mais são do que feixes de fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Cada uma dessas fibras é formada por um axônio e pelas bainhas que o envolvem. Os gânglios, por sua vez, são acúmulos de neurônios, que geralmente formam estruturas esféricas, e estão localizados fora do sistema nervoso central.
Os nervos podem ser espinhais ou cranianos. Os nervos espinhais são aqueles que se conectam com a medula espinhal, saindo aos pares dessa estrutura em cada região do espaço intervertebral. Esses nervos, que são encontrados no número de 31 pares,são os responsáveis por inervar o tronco, membros e uma porção da cabeça. Existem, no total, oito pares de nervos cervicais, doze pares de nervos torácicos, cinco pares de nervos lombares, cinco pares de nervos sacrais e um nervo coccígeo.
Os nervos cranianos, por sua vez, são aqueles que se conectam ao encéfalo. No total, há 12 pares de nervos cranianos, os quais realizam funções sensoriais, motoras e autônomas, principalmente na região da cabeça. Os nervos cranianos são: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.
Os nervos podem apresentar fibras aferentes e eferentes. As fibras aferentes levam as informações obtidas no meio ambiente e no interior do nosso organismo para os locais onde essas informações serão analisadas no SNC. Já as fibras eferentes levam os impulsos produzidos nos centros nervosos (SNC) para os órgãos onde a ação será realizada (órgãos efetores). Denominam-se de nervos sensitivos aqueles que possuem fibras aferentes e de motores aqueles que possuem fibras eferentes. Existem ainda nervos mistos, que possuem fibras de dois tipos.