Português, perguntado por nicholashbcosta, 7 meses atrás

Qual é o movimento literário, estilo e narrador da obra O cortiço? Leia o trecho abaixo: “Sim, João Romão já convidava para beber alguma coisa. Mas não era à toa que o fazia, que aquele mesmo não metia prego sem estopa!” Qual o possível significado da expressão “não metia prego sem estopa”? O capítulo II menciona o personagem Miranda, e contém importante informação sobre o espaço em que se desenvolvem as ações. Responda: a) Que sentimento Miranda nutria com relação a João Romão? b)Como você interpreta a frase de Miranda, a respeito de sua esposa: “Eu me sirvo dela como quem se serve de uma escarradeira”? “E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.”Como o autor descreve os personagens do cortiço nesse trecho?

Soluções para a tarefa

Respondido por daviahn
2

O movimento literário é o Naturalismo. o estilo é um romance que visa estudar os personagens pela perspectiva da Sociologia. O narrador é em terceira pessoa e onisciente.

''não meter prego sem estopa'' é um expressão pejorativa à conduta trabalhadora e esforçada de João Romão. Assim, ao meter o prego sem estopa, você estaria fazendo as coisas de maneira esperta e rápida.

a) Miranda odiava João Romão.

b) Miranda não tinha muito respeito pela sua esposa e a odiava. Assim, Miranda a trata apenas como um instrumento que o possibilitou a subida de posição social e enriquecer-se.

O autor descreve os personagens como animais, tratando-o como seres selvagens, podres e sujos.

Perguntas interessantes