Qual é o local ideal para o desenvolvimento de um cogumelo? De exemplos
Soluções para a tarefa
Nos últimos 50 anos, a tecnologia voltada ao cultivo de cogumelotem se tornado sofisticada e diversificada, para proporcionar produtividade elevada em função das condições do ambiente e das espécies de fungos desejados, principalmente, para o Champignon. Os sistemas de crescimento ou cultivo são resultados desse desenvolvimento e envolvem muitas variáveis, em função de fatores culturais e biológicos.
O Agaricus bisphorus, popularmente conhecido como champignon, foi a primeira espécie de cogumelo a ser cultivada racionalmente no Brasil. A plantação foi iniciada pelos imigrantes chineses, no estado de São Paulo, principalmente, por agricultores da cidade de Mogi das Cruzes, que até hoje é a maior produtora nacional. Sendo o mais consumido no mundo e o mais popular no Brasil, o champignon pode ser ingerido fresco ou em conserva. É muito bem representado na culinária nacional, fazendo parte de muitos pratos como o strogonoff e até mesmo pizzas.
Além de saborosos e apreciados pelo valor gastronômico, os cogumelos são ricos em vitaminas, fósforo e proteínas, e têm baixo índice de gordura. Além de conterem fibras que ajudam na digestão, são pouco calóricos, ideais para os que desejam manter a forma.
Saborosos e apreciados pelo valor gastronômico, são muito bem representado na culinária nacional.
A popularização do champignon ocorreu devido à facilidade com que esse cogumelo se adaptou às condições climáticas brasileiras, em torno de 20ºC. Uma de suas características, muito interessante para o pequeno produtor, é que, em um espaço físico pequeno pode-se fazer uma grande produção, sendo que cada ciclo de frutificação dura de 25 a 30 dias, sem agrotóxicos, mão-de-obra custosa ou uso de máquinas agrícolas, bastando para isso organização e acompanhamento da produção.
Os champignons são cultivados em compostos orgânicos à base de bagaço de cana, capins, palhas de arroz, trigo, soja e milho. É realizada, primeiramente, uma hidratação da mistura e correção do pH por meio de calcário. Posteriormente, o processo de compostagem é feito para transformar a celulose e lignocelulose em proteínas e outros nutrientes que serão digeridos pelo fungo. Depois, ocorre a pasteurização do composto. Esse fica incubado por um período e, após algum tempo, coloca-se uma camada de terra vegetal (turfa) sob o mesmo. Passando o período de incubação da turfa, é iniciado o processo de desenvolvimento dos corpos de frutificação (cogumelo).
Com o objetivo de levar o conhecimento sobre o cultivo do champignon, CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Cultivo de Cogumelo Champignon”, no qual você estará recebendo informações do Dr. Augusto Ferreira da Eira e do Dr. Gilberto Costa Braga, ambos pesquisadores do Módulo de Cogumelos Comestíveis do Departamento de Defesa Fitossanitária da UNESP de Botucatu - SP.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Mercado é o que não falta para que a produção possa se expandir. Conquistando espaço aos poucos, o consumo do Champignon já alcança dez mil toneladas anuais, sendo que 80% do que é produzido mundialmente é consumido aqui.