Qual é o gênero textual do texto minha minha infância e a casa de guerra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora com objetivos e características de produção diferentes, alguns gêneros tratam de temas muito semelhantes entre si e podem confundir o leitor. Nesta oficina apresentamos alguns textos que, apesar de pertencerem a gêneros diferentes, podem parecer aos alunos memórias literárias.
Atividades
Organize os alunos e alunas em grupos e peça-lhes que leiam 20 de julho de 1955, Minha primeira infância, A casa de guerra e Memórias de livros. Antes da leitura, lembre-lhes que observem o nome dos autores e a data em que os textos foram publicados. Pergunte se já tinham ouvido falar deles, se já haviam lido algum livro ou texto escrito por eles.
20 de julho de 1955, Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo
Gênero: Diário
20 de julho de 1955
paz nelas o que inventara. Segundo a crônica familiar, meu pai interpretava aquilo como uma grande sede de saber cruelmente insatisfeita e queria que eu aprendesse a ler já aos quatro anos, sendo demovido a muito custo, por uma pedagoga amiga nossa. Mas, depois que completei seis anos, ele não aguentou, fez um discurso dizendo que eu já conhecia todas as letras e agora era só uma questão de juntá-las e, além de tudo, ele não suportava mais ter um filho analfabeto. Em seguida, mandou que eu vestisse uma roupa de sair, foi comigo a uma livraria, comprou uma cartilha, uma tabuada e um caderno e me levou à casa de D. Gilete.
João Ubaldo Ribeiro. Um brasileiro em Berlim
Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, pp. 106-107.
João Ubaldo Ribeiro, em "Memória de livros", faz o registro literário de suas recordações de menino: o casarão onde morava em Aracaju (SE), os avós, os pais, a primeira professora, os livros e as revistas que lia, os cheiros dos impressos antigos, os gestos de leitura mesmo antes de ser alfabetizado. Trata-se, portanto, de um texto de memórias literárias. Ao se colocar como narrador-personagem - recurso muito utilizado em textos desse gênero - o autor recria o passado e procura transportar o leitor para o tempo e o espaço onde ocorreram os acontecimentos narrados.
Explicação:ESPERO TER AJUDADO :)