Qual é o feminino de faraó ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há quem defenda essas duas formas
Faraóa é o feminino de faraó.
Faradisa feminino de Faraó. Rainha egipícia.
No filme, Cleopata é uma faradisa
Porém pelo o que tudo indica não existe o feminino de faraó, alguns gramáticos usam o antigo para definir, exemplo:
CLEÓPATRA: A FARAÓ QUE REVOLUCIONOU A SUBMISSÃO DO FEMININO AO MASCULINO NO EGITO ANTIGO.
Outros defendem que não existe termo correspondente, ou seja, não há o feminino de faraó. Cleópatra foi “rainha do Egito”. Outra possível pergunta: É um exemplo de pleonasmo a expressão “faraó egípcio” (faraó do Egito)? Sim. Os faraós só governaram o Egito.
Na minha humilde opinião não existe o feminino da palavra faraó, mas depois de presidenta eu não duvido que defenderão a forma FARAÓA
Explicação:
Hatshepsut foi a primeira faraó (mulher) da história, conseguiu esse título após vencer muitos obstáculos. Após a morte de seu pai, o faraó Tutmés I, Hatshepsut casou-se com seu meio-irmão, Tutmés II, com apenas 17 anos de idade. Depois de quatro anos seu marido e irmão faleceu, deixando como herdeiro do trono um filho que teve com uma concubina. Mas como o menino era muito jovem, Hatshepsut assumiu o poder. Governou o Egito sozinha por 22 anos, na época o Estado era um dos mais ricos. Para permanecer no poder fez o uso da descendência de Tutmés I, a princípio não enfrentou objeções, já que Tutmés III (filho de Tutmés II) era muito jovem e não podia reinar.
No começo de seu reinado não exigiu as regalias reservadas aos faraós, que eram governantes e sacerdotes da religião local (considerados seres divinos). Aos poucos foi testando seu poder, para ver até onde iam os limites impostos pela sociedade egípcia às mulheres, pois almejava o posto de faraó. Com o passar do tempo seu poder foi aumentando, até se mostrar como faraó, fazendo o uso de barba postiça e calças. O uso de barba falsa era um costume exclusivo dos faraós, a barba para eles tinha o mesmo significado da coroa para os reis. Hatshepsut promoveu a inovação administrativa e a expansão comercial. Enviou várias expedições para a costa africana, no Mar Vermelho, em busca de ouro, marfim, pele de animais, entre outros.