Qual é o fator de influência na distribuição de energia solar e na circulação atmosférica na Terra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os fatores climáticos dizem respeito à altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas (1-D, 2-C).
O clima pode ser influenciado pela altitude, ou seja, quanto mais alta for a região, mais a sua temperatura tende a diminuir e ficar mais frio, como é o caso das regiões montanhosas. Caso a localidade seja mais baixa, isto é, próxima do nível do mar, a sua temperatura tende a se elevar.
O clima de regiões próximas à Linha do Equador (de baixa latitude) tende a ser mais quente, com temperaturas mais elevadas. Já em localidades mais afastadas da Linha do Equador, o clima costuma ser mais frio, como é o caso do Canadá e da Rússia.
Outros fatores são a maritimidade e as correntes marítimas, onde há infliuência do mar com o continente. Locais do litoral tendem a ser mais úmidos que locais mais afastados do mar. Isso se dá por conta da evaporação da água do oceano.
Já as vegetações agem ofuscando o Sol e fazendo com que o ambiente seja mais frio. Quanto mais árvores tiver na região, haverá mais umidade e menos alcance dos raios solares.
O relevo é responsável por influenciar nas temperaturas das localidades. Em uma região mais montanhosa, o ar torna-se menos disperso, fazendo com que as regiões próximas não recebam este ar, culminando em altas temperaturas.
Massa de ar constitui a movimentação do clima. Assim, se há massa de ar na Linha do Equador, a localidade próxima será mais quente. Já as massas de ar dos polos são mais frias. Tal diferença ocorre por conta da distinção de pressão atmosférica do mundo.
Explicação: