Qual é o drama vivido por naziazeno e sua família?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- Qual é o drama vivido por Naziazeno e sua família?
b- Após o episódio do leiteiro, Naziazeno toma o bonde e segue em direção à repartição pública, da qual era funcionário. No caminho, trava conversa com um viajante, sentado ao seu lado. Veja:
" - Que horas serão?
Sete horas passadas.
Vou com atraso.
A que horas você entra?
Faltando um quarto pras oito."
No bonde, perguntam ao viajante, companheiro de viagem de Naziazeno, o que ele levava consigo.
O moço responde: " Leite. É o meu almoço".
Naziazeno acha estranho e pensa:" Como é que um homem pode se contentar apenas com um vidro de leite ao meio dia?"
- O que a fala do moço gera no íntimo de Naziazeno?
c - Ainda no bonde, Naziazeno escuta os viajantes conversando sobre os cavalos de corrida. A partir disso, Naziazeno parece sair do momento vivido e, via memória, é transportado para outro momento. Que momento é esse?
d - O narrador em 3ª pessoa parece conhecer Naziazeno a ponto de mencionar, logo após o episódio dos cavalos:" Essa história agora lhe causou um mal-estar". Que mal-estar é esse?
Leia o fragmento a seguir, que servirá de discussão para as questões e, f e g
"Já pôs o pé na calçada do mercado. O "café do Duque" fica na outra esquina. Toda essa calçada é uma sombra fresca e alegre, cheia de passos, de vozes.[...] Não enxerga o duque nos lugares habituais...E, entretanto, é a " hora dele". Vai ficar por ali, pelas portas, alguns minutos.Ele não poderá tardar. Nunca deixa de ir a esse café. Só por doença. Naziazeno bem que sentaria. Quem sabe?...talvez haja um conhecido nalguma mesa...Olha!...lá no fundo!...o Carvalho ...Mas desvia vivamente a cara, faz que não vê o Carvalho."
e - O fragmento acima é narrado em qual pessoa? Que efeito de sentido a escolha desse ponto de vista gera na narrativa?
f - No trecho acima, apesar de ser contado por um narrador fora da história, em 3ª pessoa, é possível conhecer os pensamentos e sentimentos do personagem principal, Naziazeno?
g - A que tipo de discurso pertence o trecho selecionado?
h - Após o mal-estar, Naziazeno lamenta ter como esposa uma mulher tímida. Veja:
" Também a sua mulher com os outros é tímida, tímida demais. Fosse a mulher do amanuense, queria ver se as coisas não marchariam doutro modo. Ela se encolhe ao primeiro revés[...] Ele precisava dum ser forte a seu lado. Toda a sua decisão se dilui quando vê junto de si, como nessa manhã, a mulher atarentar-se, perder-se empalidecer[...] Sentir-se-ia fortificado, ou ao menos" justificado", se visse a seu lado a mulher do amanuense franzindo a cara ao leiteiro, pedindo-lhe para repetir o que houvesse dito, perguntando-lhe o que é que estaria porventura pensando deles. A sua mulher encolhida e apavorada é uma confissão pública de miséria humilhada, sem dignidade_ da sua miséria."
Explicação: