Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

qual é o contexto que favoreceu o surgimento da filosofia pré-socrática?

100 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclara8852
1

Os pré-socráticos eram os pensadores que antecederam um importante filósofo: Sócrates.

O que caracteriza a filosofia dos pré-socráticos é a visão racional acerca dos fenômenos concernentes à natureza. Não por acaso, tais filósofos também eram chamados de naturalistas. De uma forma geral, o foco principal de investigação desses intelectuais era compreender o surgimento primário dos elementos da natureza sem o escopo divino oferecido pelos antigos mitos.

Entre os filósofos pré-socráticos, é possível destacar:

– Tales de Mileto – Defendia a ideia de que tudo que existe é constituído por um elemento conhecido como “arché”. Esse elemento, segundo as acepções do filósofo, era a água.

– Heráclito de Éfeso – Recebeu o apelido de “o pai da dialética”, pois defendia a ideia de que a existência é o resultado do constante movimento das coisas. A essa de movimento damos o nome de “panta rei”, que significa “tudo flui”. Além disso, Heráclito atribui o princípio de tudo ao elemento fogo.

Esse movimento e fluição das coisas, segundo as considerações de Heráclito, gerava o conflito entre opostos (noite e dia, frio e calor, vida e morte). Esse conflito é que torna o fluxo da existência possível.

– Leucipo de Abdera – Esse filósofo é considerado um dos precursores do atomismo, pois defendeu que todas as coisas são constituídas por ínfimas partículas de matéria indivisíveis. Dessa afirmação foi possível, futuramente, a ciência chegar a estudar as teorias referentes ao átomo.

Respondido por Dancraft012
0

Período pré-socrático – do século VII ao século V a.C. Caracterizado pela investigação acerca da physis e pelo início de uma forma de argumentar e expor as ideias;

b) Período socrático – do final do século V ao século IV a.C. Caracterizado pela investigação centrada no homem, sua atividade política, suas técnicas, sua ética. Também considerado o apogeu da filosofia grega;

c) Período pós-socrático – do século IV ao século III a.C. Caracterizado pela tentativa de apresentar um pensamento unificado a partir de diversas teorias do passado. Interessava em fazer a distinção entre aquilo que poderia ser objeto do pensamento filosófico.

d) Período helenístico ou greco-romano – do século III a.C. ao século VI d.C. Engloba o período do Império Romano e dos Padres da Igreja. Trata-se das relações entre o homem, a natureza e Deus.

Perguntas interessantes