Português, perguntado por miaherrera, 1 ano atrás

Qual é o contexto histórico de Monteiro Lobato?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
20
Nome:José Bento Renato Monteiro Lobato
Nascimento:18 de abril de 1882 
Taubaté, Império do Brasil
Morte:4 de julho de 1948 (66 anos) São PauloBrasil

Monteiro Lobato  foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos.

Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos geralmente sobre temas brasileiros, artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, livros sobre a importância do ferro e do petróleo. Escreveu um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho,Caçadas de Pedrinho e O Pica-pau Amarelo.

É bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da famosa obra Sítio do Picapau Amarelo, que até hoje é lido por muitas crianças e adultos. Escreveu ainda outras obras infantis, como A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho. Fora os livros infantis, escreveu outras obras literárias, tais como O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo, no Brasil, apenas por empresas brasileiras.

Respondido por vidinharego
8

Monteiro Lobato foi um grande escritor Brasileiro, sua literatura está enquadrada no Pré-modernismo.

Lobato possuía um exacerbado senso de nacionalismo e Eugenia, ele acreditava que os livros deveriam mostrar ao mundo como deveria ser o Brasileiro ideal e como era o Brasileiro real.

Tendo nascido em uma sociedade profundamente machista, escravocata e racista, ele frequentemente reproduzia esses ideias em suas obras.

Lobato produziu muito durante a primeira parte do seculo XX,  época em que os conceitos de eugenia estavam muito em voga e ele se deixou seduzir por esses conceitos e comumente os representava em suas obras ou falas.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/5995053

Grande Abraço

Anexos:
Perguntas interessantes