Qual é o conceito kantiano de maioridade e como esse conceito pode ajudá-la(o) no futuro exercício da sua profissão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A maioridade, para Kant, é a capacidade do indivíduo guiar-se por suas próprias ideias, interpretações e pensamentos, usando a Razão para descobrir os princípios, que tem validade universal, e não apenas repetir a tradição ou obedecer, de forma bovina, algum outro.
Este conceito pode ajudar qualquer profissional na medida que permite uma reflexão nova, fresca, sobre as formas como aquela profissão é exercida no mundo. Ao invés de apenas repetir o modo como algo foi feito nas últimas décadas, e apenas aceitar como fatos imutáveis as estruturas dadas, o profissional deve refletir quais seriam as formas mais adequadas, aceitando apenas aquilo que a Razão fundamenta.
O conceito kantiano de maioridade se relaciona fundamentalmente da formação dos indivíduos. Essa formação deve oportunizar o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos, deve habilitá‐los ao uso público e livre do entendimento e, para isso precisa considerar o outro como parte fundamental do processo.
A maioridade somente pode ser alcançada com um duplo movimento, ou seja, por meio do trabalho pedagógico do sujeito sobre si mesmo, que é a coragem de pensar por conta própria e, pelo trabalho formativo educacional que os outros exercem sobre este mesmo sujeito.
Para Kant, as duas principais causas da permanência do indivíduo na menoridade são a preguiça e a covardia, pois é cômodo e bom ficar na menoridade, de tal modo que, às vezes, vários ficam nesse período durante toda sua vida.
Somente este conceito pode justificar o esforço para o exercício esclarecido da qualquer profissão. Numa palavra: o ser humano tem condições para se libertar das amarras que o aprisionam na menoridade, sendo-lhe possível, portanto, por meio da educação, alcançar o almejado esclarecimento.
Bons estudos!