Qual é o clima a fauna e a flora das Geleiras?
Soluções para a tarefa
Fauna e Flora
A coloração da neve, comum nas duas regiões, afeta não só o visual do ambiente, mas também a fauna. Por exemplo, lá são comuns animais como a coruja branca, o urso polar, lebres diversas e a raposa do ártico, todos com coloração mais esbranquiçada. A cadeia alimentar começa, nas duas regiões, com o plâncton vegetal flutuante, que é unicelular e se reproduz rapidamente durante o verão – quando tem 20 horas de claridade -. Muitos pequenos animais como as larvas, crustáceos, moluscos e peixes mais jovens alimentam-se dos plânctons, e estes, por sua vez, são alimentos para animais maiores – cetáceos, como a baleia, peixes, como o arenque e o bacalhau, e para alguns pássaros marinhos, como a andorinha do Ártico).
Em pequenas ilhas rochosas e desérticas da região – arquipélagos circumpolares – são encontrados ainda animais como focas e morsas durante a primavera, e aves marinhas durante o verão. Existem ainda durante a primavera alguns elefantes marinhos nas praias da Antártida, região onde os residentes permanentes são pinguins e focas.
Nesses pequenos arquipélagos, a tundra é a vegetação com charcos e rochedos que ficam cobertos por liquens. Além disso, existem nas regiões também as florestas de pinheiros e bétulas da taiga do norte, onde podem ser encontrados outros animais como o alce, o lemingo, o lobo, entre outros.