Ed. Técnica, perguntado por Patson, 10 meses atrás

Qual é estatistica aplicada nas eleicoes

Soluções para a tarefa

Respondido por gabryella72
2
A Estatística nas eleições: pesquisa espontânea e pesquisa estimulada

A pesquisa espontânea é aquela feita sem o entrevistador dizer os nomes dos candidatos. Você pode utilizá-la para avaliar o conhecimento que os eleitores têm dos candidatos e o quanto eles estão interessados nas eleições.

Na pesquisa estimulada, além de perguntar em qual candidato o entrevistado votaria, o entrevistador diz o nome dos candidatos que estão concorrendo. Por esse motivo, o índice de pessoas que respondem que não sabem em quem vão votar é menor do que na pesquisa estimulada.

Amostra

As pesquisas eleitorais são feitas consultando apenas uma parte da população, chamada de amostra. A amostra deve ter as mesmas proporções populacionais de pessoas do mesmo sexo, faixa de idade, nível socioeconômico e grau de escolaridade.

O Brasil tem, por exemplo, 52,2% de eleitoras mulheres e 47,8% de eleitores homens, com base num levantamento feito pelo TSE em 2016. Assim, se você realizar uma pesquisa com uma amostra de 3000 pessoas numa pesquisa nacional, 1566 entrevistadas devem ser mulheres e 1434 devem ser homens.

Margem de erro

A margem de erro serve para dizer a precisão do percentual atribuído ao candidato. Quanto menor a margem de erro que você escolher, menor será a variação do resultado, caso a pesquisa seja feita repetidas vezes.

Se sua pesquisa indicar que um candidato tem 40% dos votos com margem de erro de 2 pontos percentuais, isso quer dizer que em princípio, dentro do intervalo de confiança, o número de eleitores que indicariam votar neste candidato varia entre 38% e 42%.

Intervalo de confiança

Este intervalo determina quais são as chances de sua pesquisa acertar o percentual de eleitores dentro da margem de erro. Normalmente, o intervalo de confiança é de 95%, o que é próximo de dois desvios-padrão de uma distribuição normal.

Imagine que o candidato do exemplo anterior tenha, de fato, 40% das intenções de votos. Se sua pesquisa tiver um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2% e ela for feita 100 vezes, espera-se que 95 dessas pesquisas indicarão que o candidato tem entre 38% e 42% de intenção de votos. As outras cinco pesquisas indicariam resultados acima ou abaixo desse intervalo.

Votos válidos

Os votos válidos são os votos dados em algum candidato. Sua pesquisa eleitoral deve indicar o percentual de um candidato, considerando todos os votos e também considerando apenas os votos válidos. O primeiro valor sempre será menor do que o segundo.

A inclusão dos votos brancos, nulos e de indecisos é importante para que sua pesquisa indique quantos eleitores os candidatos conseguem disputar sem ter que tirar votos dos adversários.

A exclusão dos votos inválidos não altera a colocação dos candidatos, mas pode indicar se haverá ou não segundo turno. Um candidato com 47% das intenções de votos totais no primeiro turno, por exemplo, pode ter mais de 50% dos votos válidos, o que o elegeria sem necessidade de segundo turno.




Perguntas interessantes