qual é alternativa correta? Para santo Tomás de Aquino, o poder político, por ser uma instituição divina, além dos fins temporais que justificam a ação política, visa outros fins superiores, de natureza espiritual. O Estado deve dar condições para a realização eterna e sobrenatural do homem. Ao discutir a relação Estado-Igreja, admite a supremacia desta sobre aquele. Considera a Monarquia a melhor forma de governo, por ser o governo de um só, escolhido pela sua virtude, desde que seja bloqueado o caminho da tirania.
Maquiavel rejeita a política normativa dos gregos, a qual, ao explicar "como o homem deve agir", cria sistemas utópicos. A nova política, ao contrário, deve procurar a verdade efetiva, ou seja, "como o homem age de fato". O método de Maquiavel estipula a observação dos fatos, o que denota uma tendência comum aos pensadores do Renascimento, preocupados em superar, através da experiência, os esquemas meramente dedutivos da Idade Média. Se
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) santo Tomás enaltece a supremacia da Igreja na realização da virtude política e Maquiavel defende a observação empírica das ações políticas “de fato”.
Alternativas:
a) embora para ambos o poder político seja uma inspiração divina, Maquiavel admite os pecados da corrupção e da violência dos homens na prática política.
b) santo Tomás enaltece a supremacia da Igreja na realização da virtude política e Maquiavel defende a observação empírica das ações políticas “de fato”.
c) santo Tomás destaca a monarquia como melhor forma de governo, apesar da tirania, e Maquiavel prefere a república como forma democrática de governo.
d) ambos ressaltam a finalidade do Estado na realização da felicidade social, mas apenas Maquiavel denuncia o caráter utópico deste objetivo do poder.
e) enquanto santo Tomás observa a verdade efetiva da prática política como ela é, Maquiavel segue os métodos dedutivos dos pensadores do Renascimento.
Explicação:
(geekie)
O pensamento medieval pesou muito na visão de santo Tomás de Aquino. Daí suas concepções sobre a importância da virtude nas ações dos governantes e a supremacia da Igreja. Era, ainda, um defensor da monarquia, embora já atentasse para o risco de tirania a que era passível essa forma de governo. Já Maquiavel raciocina em tempos renascentistas, em meio a crises e disputas que impediam a centralização do Estado moderno italiano. Sua obra expõe a política como ela é praticada, ou seja, relações de poder baseadas em interesses concretos desvinculados de preceitos morais ou religiosos, ativados pela coerção e violência em favor dos governantes.