Qual é a visão que o Taoísmo possui do ser humano?
Soluções para a tarefa
O Taoismo se interessa pela sabedoria intuitiva e não pelo conhecimento racional. A libertação taoista é a libertação das regras rígidas as convenções. O raciocínio lógico é considerado pelos taoistas como parte do mundo artificial do homem, lado a lado com a etiqueta social e os padrões morais. Os taoistas não se interessam por este mundo, concentrando sua atenção integralmente na observação da natureza a fim de discernir as características do TAO. A observação cuidadosa da natureza combinada com uma forte intuição mística levou os sábios taoistas a profundos insights, confirmados pelas teorias científicas modernas. Um dos insights mais importantes do Taoismo foi à compreensão de que a transformação e a mudança são características essenciais da natureza.
A Espontaneidade é o princípio ativo do TAO.
Os taoistas consideravam todas as mudanças da natureza como manifestações da interação dinâmica entre polaridades YIN e YANG, o que acabou por leva-los a acreditar que qualquer par de opostos constitui uma relação polar na qual cada um dos polos se acha dinamicamente vinculado a outro. A partir da noção de que os movimentos do TAO são uma contínua interação entre opostos, os taoistas deduziram duas regras básicas para a conduta humana: sempre que desejamos alcançar alguma coisa, afirmam, devemos começar com seu oposto, por outro lado, sempre que desejamos reter alguma coisa, nela devemos admitir algo do seu oposto.
TAO significa como, como as coisas acontecem e como elas funcionam. TAO é o princípio único, subjacente a toda a criação.