Qual é a verdadeira origem do muxarabi? Qual era o seu objetivo?
Soluções para a tarefa
Resposta: espero ajudar....
Com origem árabe-islâmica, o elemento permite aproveitar iluminação e ventilação naturais conferindo privacidade ao projeto.
Explicação:
Presente tanto em pequenas passagens quanto em grandes vãos, o muxarabi é uma solução arquitetônica para projetos que buscam iluminação e ventilação naturais. O elemento agrega estética única à construção, seja pelo seu design exótico vazado ou pela sombra que derrama sobre o ambiente.
O muxarabi consiste em um complexo trançado de ripado de madeira – ideal para regiões quentes, áridas e com alto nível de incidência solar. Por ser ‘rendado’, permite a penetração controlada do raio solar e da ventilação, conduzindo conforto térmico à construção. “Quanto mais você aumenta a espessura entre uma madeira e outra, menor fica o vão e, consequentemente, menos luz e vento passarão”, explica o arquiteto Gustavo Calazans. “Os intervalos do treliçado são ajustados de acordo com a intensidade da radiação solar local”, acrescenta a historiadora Heloisa Paes de Souza.
A especificação da peça depende das necessidades de ventilação e iluminação do projeto. “É necessário estudar o conceito e as variáveis do ambiente”, aconselha Calazans. “Esse elemento é muito técnico e artesanal. É preciso calcular precisamente a geometria para desenvolvê-lo”, completa.