Biologia, perguntado por papai2015, 11 meses atrás

qual é a vantagem evolutiva do cuidado parental para os crocodilianos?

Soluções para a tarefa

Respondido por marialoisedasil
10
Primeiro, provavelmente não haja simplesmente qualquer vantagem evolutiva em possuir fêmeas “mais fracas” [Nota 1]. Segundo, dentro da classe dos mamíferos não é incomum que machos sejam maiores e mais fortes, em média, que as fêmeas, como algumas notórias exceções como as hienas e algumas baleias [Nota 2].
A maior força física e tamanho dos machos podem ser explicados pelos detalhes do sistema de acasalamento da cada espécie e pelos papéis diferentes que cada sexo desempenha (que conjuntamente como outros fatores, como tamanho das espécies, habitat, dieta e a utilização ou não de tampões copulatórios, definem o dimorfismo sexual), conduzindo-os a estratégias evolutivas diferentes que dependem das estratégias do sexo oposto. Em espécies poligâmicas, os machos tendem a ser maiores e envolverem-se em conflitos diretos com outros machos. Sendo assim nestes casos, não haveria uma vantagem em ser ‘mais fraca’ para as fêmeas, mas uma vantagem em ser mais fortes para os machos já que assim conquistariam mais parceiras, territórios e afastariam os competidores. Em espécies monógamas as diferenças são menores e há maior cooperação entre machos e fêmeas no cuidado parental.
A seleção sexual por competição entre os machos ou por escolha das fêmeas de machos com certas características pode ser então o fator ecológico-demográfico responsável pelo dimorfismo sexual típico de muitos mamíferos e primatas. Em algumas situações o conflito verdadeiro em machos pode evoluir para combates mais estilizados e ritualizados ou simples exibições que não envolve conflito direto. [De fato a situação é bem mais complicada e outros fatores devem ser combinados a seleção sexual para explicar as características de cada grupo, já que existem vários desvios das correlações esperadas]. Somando-se a isso, outras características femininas (que podem ter repercussões na força física), como diferenças na proporção dos quadris e no conteúdo de distribuição de gordura (associados a gestação e parto), podem intensificar essas diferenças. Já em espécies em que as fêmeas são maiores, como em baleias e em algumas aves, além de muitos artrópodes, os maiores custos com postura de ovos ou gestação e amamentação, transporte e cuidado parental podem justificar tal característica.
Além de tudo isso que foi mencionado, nós seres humanos somos muito coagidos e dependentes de nossas relações sociais e da evolução cultural que nos faz divergir em muitos sentidos de outros mamíferos.

papai2015: obg
marialoisedasil: Nd !!
Perguntas interessantes