Qual é a temática social do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos?Alguém pode me ajudar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
. Vidas Secas é a obra mais conhecida do escritor Graciliano Ramos. É também o livro mais representativo de uma temática conhecida como “romance de 30” ou “neorrealismo regionalista”, que predominava na segunda fase do modernismo brasileiro.
Vidas Secas é uma obra literária que retrata a condição social humana através da arte: uma obra que transforma a crítica social em arte.
O romance foi escrito em 1938, mas se comparado com a realidade atual brasileira, pode ser considerado atualíssimo. O Brasil é um país onde as desigualdades sociais e a corrupção crescem gradativamente, aumentando a exclusão e as injustiças sociais das populações mais carentes. Em Vidas Secas, o autor torna evidente a realidade injusta, desumana e desigual do sertão do Nordeste, mas essa realidade, atualmente, atinge muitas regiões brasileiras também esquecidas, marcadas por exclusão social, constituídas por milhares de famílias que vivem abandonadas pelo governo e pela sociedade.
Sobre o autor
Graciliano Ramos é o principal ficcionista da literatura brasileira da década de 1930, que se caracterizou pela temática social, focalizando, entre outros, aspectos concernentes ao Nordeste brasileiro, como a seca, o coronelismo e a exploração. Essa tendência recebeu o nome de neorrealismo nordestino. Ao mesmo tempo, os autores da época continuaram a proposta modernista de uma literatura de resgate da linguagem coloquial.
Importância do livro
O romance Vidas Secas, publicado em 1938, consegue a proeza de apresentar de maneira sintética uma visão da sociedade brasileira em seus níveis mais profundos. Há a dimensão social da exploração e da opressão política. Há a dimensão psicológica da repressão, fazendo surgir indivíduos marcados pela introspecção. E há, por fim, a dimensão natural da seca, flagelo nordestino.
Período
A narrativa se relaciona a um período particularmente complicado da política brasileira e mundial. No Brasil, estava em vigor a ditadura Vargas, enquanto a Europa vivia as tensões que resultariam na eclosão da 2ª Guerra Mundial.
Referências Bibliográficas
COELHO, Victor de Oliveira Pinto. Vidas Secas e o Sol da Esperança: uma análise da obra de Graciliano Ramos. Acesso em 15 de abril de 2016.
L