Qual é a relação que Sartre estabeleceu entre angústia e má-fé?
Soluções para a tarefa
Segundo o filósofo de nacionalidade francesa Jean-Paul Sartre, o ser humano está condenado a liberdade. Essa mesma liberdade, traz à tona a angústia da responsabilidade de cada uma de nossas escolhas e decisões. Essa angústia que ele também chamava de “náusea” se dá principalmente na percepção de solidão em cada decisão que tomamos, sem termos a certeza que estamos certos ou errados e na maioria dos casos, sem poder voltar atrás.
Em muitas situações esses sentimentos geram desculpas e justificativas erradas com relação as atitudes tomadas, pois não necessariamente temos orgulho dos resultados obtidos. Preferindo acreditar e se apegar a essas explicações. Podem ser utilizadas como desculpas dos nossos insucessos: traumas do passado, fatores sociais e biológicos, até mesmo causas sobrenaturais ou divinas como o horóscopo, além de outras possibilidades.
É exatamente esse tipo de atitude que Sartre entende como “má-fé”. É uma crença escolhida para diminuir o peso de nossa liberdade e a responsabilidade por nossos atos, escolhas e consequentemente os resultados dessas ações.