Filosofia, perguntado por anaritassilva037387, 9 meses atrás

Qual é a relação existente entre a Fé e a Razão no início da filosofia cristã​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriaaparecidags
1

Resposta:

No período medieval os filósofos não podiam contrariar as verdades reveladas por Deus, visto que a Igreja Católica consolidou-se como uma forte instituição nesse período, e de acordo com tal doutrina, a fé em si seria a fonte mais elevada das verdades.

Dessa forma, os filósofos não precisavam mais se dedicar à busca da verdade, o que lhes restou foi tentar demonstrar racionalmente essas verdades já reveladas por Deus. Muitos tentaram conciliar a fé cristã à razão.

Acredito que seja isso, espero ter ajudado!

Respondido por chemicalmann
0

Até hoje se tem um pensamento um tanto quanto atrasado sobre fé e razão. Muitos religiosos acreditam que, por exemplo, Deus não é provável atravéz da razão e apenas a fé sustenta a existência do mesmo. Durante a idade média, se houve diversos teólogos e filósofos que provaram o contrário e ajudaram na busca pela explicação de alguns mistérios. Olhemos para o exemplo de Santo Tomas de Aquino, este que foi um dos mais brilhantes teólogos de toda a história do mundo. Aquino, por exemplo, provou a existência de Deus pela razão através das sua 5 vias. Aquino fez um compreendimento entre a filosofia greco-romana com o cristianismo, por exemplo, a primeira via que comprova a existência de Deus foi baseada no motor imóvel de Aristóteles. É de uma ignorância absurda afirmar que a igreja proibia o conhecimento, enquanto grande parte dos estudiosos eram católicos praticantes ou até mesmo sacerdotes. Afinal, a igreja realmente proibia contrariações? Como a mesma poderia, se ela não detinha todo o conhecimento do mundo estabelecido entre seus membros? Hoje, principalmente, se trata os católicos (desde os primitivos até os pós-modernos) como pessoas ignorantes e desprovidas de razão. As mesmas pessoas que fazem essas afirmações não sabem nada dos 2000 anos de teologia que a Igreja carrega e joga falácias históricas nas costas da mesma, tais como: legitimar a escravidão, inquisição genocida, genocídio muçulmano durante as cruzadas, caça as bruxas e várias outras... Já é hora de deixar de lado os preconceitos contra os religiosos e realmente estudar, afinal, esse é o século de informação.

Perguntas interessantes