Qual é a relação entre o trabalho e as classes sociais para Karl Marx?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.
Por ter uma finalidade em si mesmo, o processo produtivo aliena o trabalhador, já que é somente para produzir que ele existe. Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e aclasse dominada (ou seja, a dos trabalhadores).
Burguesia e proletários formavam a sociedade na época da revolução industrial, segundo Karl Marx nessa época havia a luta de classes, pois, os proletários eram explorados e burgueses eram exploratórios.
Podemos dizer que as principais características deles são:
- Burgueses: detentores das fábricas e do poder, superfaturava afinal com a ajuda das máquinas a produção que antes era de 5 agora é de 50, eles exploravam os proletários, eram da melhor camada social.
- Proletários: eram os explorados, detinham um salário mas péssimas condições de trabalho, com jornadas de trabalho de mais de 16 horas.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27021397