Filosofia, perguntado por JujuhGamezBR, 1 ano atrás

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE KARL MARX E O TRABALHO?

Soluções para a tarefa

Respondido por nanahstudando
4

Resposta:

Para Karl Marx, a sociedade era definida através das classes sociais, que seria a base. Para ele, as classes sociais surgiram a partir da divisão de trabalho. Sendo que a sociedade se divide em possuidores (burguesia) e não detentores dos meios de produção (proletariado). Ou seja, a quantidade de bens de produção definiam de que classe que as pessoas pertenciam.

Respondido por Difani
1

Resposta:

O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.

Ao olharmos para períodos históricos anteriores ao nosso – o período medieval, por exemplo –, vemos que o trabalho rural era a principal forma de labor do período. A produção de alimentos ou de outros bens de consumo estava relacionada com a necessidade daqueles que o produziam. Isso quer dizer que o homem agrário não produzia em função de lucro ou de moeda corrente, mas para consumo próprio. O comércio reduzia-se a formas rudimentares de troca de produtos produzidos por outros trabalhadores, assim, o trabalhador mantinha contato direto com o que produzia. Tratava-se de uma relação próxima entre produto, produção e consumo.

A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano. A partir dessa perspectiva, o trabalho seria o bem mais importante do homem e aliená-lo, isto é, transferir o direito de proveito dos frutos desse trabalho para outra pessoa, seria o mesmo que alienar o direito à própria vida.

Perguntas interessantes