Filosofia, perguntado por melkzedeky200, 7 meses atrás

Qual é a relação entre filosofia e ciência? E quais são as semelhanças e as diferenças entre a filosofia e a ciência?
QUESTÃO 03 - Quais as diferenças e semelhanças entre conhecimento científico e conhecimento filosófico? Justifique

QUESTÃO 04 - Qual é a importância da filosofia para a educação?

QUESTÃO 05 - Explique o conceito argumentativo de Thomas Nagel sobre a consciência humana!

QUESTÃO 06 - Por que a filosofia não é uma ciência? O que é ciência de acordo com a filosofia?

Soluções para a tarefa

Respondido por welingtondelp
5

Resposta:

Questão 3 - O conhecimento científico e filósofico se assemelham na medida em que ambos tratam com bastante rigor o método. A filosofia se preocupou separando doxa (opinião) e episteme (conhecimento verdadeiro), ou seja, filosofia e ciência andam paralelamente dado que a epistemologia contribuiu muito para qualquer ciência, seja natural, linguística ou exatas. Apesar da filosofia abordar o "ser enquanto ser", há uma diferença no que tange a organização de conhecimentos, logo a ciência hoje não tratará diretamente sobre ética, virtude, etc. E sim, sobre descobertas científicas como a cura para alguma enfermidade, avanço tecnológico, etc.

Questão 4 - De suma importância. Com a filosofia, o aluno aguça seu senso crítico e não age somentemente como marionete do sistema, parafraseando Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.". Tanto na política quanto no meio acadêmico, no meio literário, científico, etc. De acordo com a vocação de cada um.

Questão 5 - Nagel usa como argumento o morcego contra o reducionismo sobre  a consciência, onde podiam ser descritos a partir de noções de comportamento ou processos físicos. Onde é tratado a objetividade científica e a objetividade, subjetiva. Visto às vezes como tese sobre compreensão ou tese ontológica.

Questão 6 - A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia ("conhecimento"), o mesmo do verbo scire ("saber") que designa a origem da faculdade mental do conhecimento. É possível observar, em qualquer faculdade ou escola (refiro-me a fundamental e o médio), uma divisão de conhecimento, seja a humanas com abordagens mais filosóficas ou sociológicas, a natural com uma abordagem mais física, química e biológica, etc. A filosofia, apesar de ser mãe de todas ciências, foi separada do que hoje nós conhecemos como ciência. A dita ciência de hoje se formou por meio de métodos indutivos ou dedutivos, conhecimento de grandes expoentes filósofos ou matemáticos, as artes liberais ensinadas na era medieval, etc. Ciência, hoje, se diferencia muito por sua variedade de abordagens metódicas, o positivismo que marginaliza questões metafísicas/teológicas, a noção reducionista despretensiosa da realidade por meio de cientistas como Einstein, Hawking ou Salgan em detrimento de discussões metafísicas abordadas por Aristóteles, Agostinho, Aquino, Plotino, etc.

Explicação:

Confia no pai.


melkzedeky200: confia no pai kakakak
Perguntas interessantes