Qual é a relação entre a valorização do espaço urbano e a falta de acesso à moradia e ao direito a cidade da população mais pobre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não obstante os logros da política econômica - que incluem um aumento espetacular do gasto público no setor de desenvolvimento urbano - e as promessas da descentralização e do Estatuto das Cidades, as marcas de um modelo de desenvolvimento urbano excludente e predatório continuam presentes em várias dimensões do processo de urbanização no Brasil.
Explicação:
hehe
O espaço urbano é um bem público, isto é, a cidade é socialmente construída. Neste sentido a valorização e a melhoria do espaço urbano deveria atender ao conjunto de seus moradores, porém nas grandes cidades acontece de maneira reversa, com a expulsão dos pobres das áreas melhoradas.
Este processo chama-se gentrificação, pois as pessoas pobres moram em áreas degradadas na cidade, pois elas possuem baixo valor de mercado. No momento em que o município requalifica uma área, criando melhorias públicas, automaticamente o preço do aluguel e do custo de vida eleva-se, expulsando os pobres do local.
Existem algumas ferramentas para conter a especulação imobiliária, como o IPTU progressivo, as Zonas de Interesses Sociais, o plano diretor e as leis de zoneamento.
Para saber mais sobre a urbanização brainly.com.br/tarefa/1436818