Geografia, perguntado por ttttt54, 11 meses atrás

qual é a relação entre a alienação do trabalhador e o fordismo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por bia114526
2

Explicação:

Vivenciando a rotina de uma função que poderia ser exercida por qualquer outra pessoa e percebendo a existência de vários desempregados interessados em exercer aquela mesma função, o operário concordava em receber um baixo salário pelo seu trabalho. Além disso, devemos destacar que esse operário não tinha mais ciência de todas as etapas que envolviam a riqueza que ele produzia. Na verdade, ele nem mesmo sabia quantificar quantas mercadorias ou qual o valor dos bens que produziu em uma jornada de trabalho.

É nessa situação específica que a alienação dos trabalhadores passou a ser reconhecida por aqueles que estudam o desenvolvimento da sociedade industrial. O trabalhador não está alienado ao valor da riqueza que produz devido a uma opção própria. Na verdade, ele se submete a essa situação por não mais ter acesso aos meios de produção (no caso, as máquinas) e também por exercer uma tarefa tão específica que não consegue mais projetar o preciso valor da riqueza que ele ajuda a criar.

Deste modo, reconhecemos uma situação que não se encerrou à realidade das primeiras décadas das sociedades industriais. Ao longo do tempo, a ampliação rápida dos recursos tecnológicos e a farta disponibilidade de mão de obra se mostram como situações vigentes em grandes centros urbanos ocupados por um grande número de trabalhadores que ganham uma remuneração aquém do valor de seu trabalho.


ttttt54: Vc pode me ajudar nessa?
ttttt54: o que o fordismo contribui para esta lógica de produção?
bia114526: ñ hoje não
Perguntas interessantes