Qual é a relação do relevo da região Nordeste com a distribuição de chuvas no Sertão nordestino? Explique.
Soluções para a tarefa
Essa distribuição desigual é causada principalmente pelo Planalto da Borborema, que atua como uma barreira natural, impedindo que a umidade dos ventos de sudeste atinja o lado oeste do planalto, os ventos que atravessam chegam secos ao Sertão nordestino, explicando a pouca pluviosidade da Depressão Sertaneja - do São Francisco (com exceção das chapadas, como a do Araripe, que atraem mais chuvas).
A relação do relevo da região Nordeste com a distribuição de chuvas no Sertão nordestino tem como protagonista a serra da Borborema, relevo cujas propriedades impede a passagem da umidade oceânica, afetando a distribuição das chuvas.
A serra da Borborema acaba atuando como uma barreira que causa a má distribuição de chuvas no Sertão nordestino , pois impede que a umidade vinda dos oceanos possa chegar ao interior e ao Sertão Nordestino.
Sem receber a grande umidade oceânica, o Sertão Nordestino acaba sofrendo com a impossibilidade de formação de grandes chuvas, o que contribui diretamente para formação e manutenção de longas secas.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/11083691