qual é a região hidrográfica com maior número de hidrelétricas e, portanto, com maior aproveitamento hidroenergético?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O maior potencial hidrelétrico instalado do Brasil encontra-se na região Centro-Sul (prin-
cipalmente no rio Paraná). A Amazônia tornou-se o novo front para a construção de grandes
hidrelétricas porque abriga o maior potencial hidrelétrico do país, embora ainda pouco aproveitado.
A Sub-bacia do Paraná abrange mais de 10% do território nacional. Possui o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, merecendo destacar as grandes usinas, como a de Itaipu, Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná; Ibitinga, Barra Bonita e Bariri no rio Tietê; Cachoeira Dourada, Itumbiara e São Simão, no rio Paranaíba; Furnas, Jaguara, Marimbondo e Itutinga, no rio Grande; e ainda Jurumirim, Xavantes e Capivara, no rio Paranapanema. Tem um aproveitamento hidrelétrico de 61.7% do total (o maior do Brasil).
No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (Rondônia).
A usina hidrelétrica gera energia elétrica, a partir do potencial hidráulico de um rio, ou seja, vazão do rio (volume de água em um período de tempo). Uma usina é composta por reservatório, canal, duto, turbina, gerador, casa de força e linhas de transmissão. A água será encaminhada aos tubos que as levarão ás turbinas onde o movimento da água gera a energia mecânica em elétrica, levando-as ás linhas de transmissão de energia, essas águas após passarem por esse processo são devolvidas novamente ao meio ambiente da mesma forma em que elas encontravam-se antes de gerarem energia.