Qual é a proposta do documentário segundo o texto "O Dilema das Redes"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Dilema das Redes apresenta a visão de diversos responsáveis envolvidos na indústria da tecnologia, a partir de seus próprios dilemas éticos e pessoais, já que os mesmos também sofrem com o vício e as consequências do uso das redes sociais.
espero ter ajudado!
Segundo os narradores, milhões de pessoas estão viciadas no dispositivo eletrônico e o funcionamento dessas redes começaram a desequilibrar as relações da sociedade. Como é citado por eles: "É um mercado que negocia exclusivamente o futuro do ser humano." Enquanto, os jovens acessam a internet, um algoritmo é lançado em seu dispositivo, colhendo todas as informações do que você faz, controlando o seu acesso, estilos de vida e os seus desejos, para você continuar comprando cada vez mais e se viciando ao ponto de estar sempre conectado, sendo assim, rendendo muito dinheiro para as grandes empresas como Google e Facebook. Tem uma frase citada que se diz, "Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto." O tempo todo, somos monitorados por eles, como bonecos de vodu, como é mostrado no documentário. Esse ponto, chamou bastante a minha atenção , pois é exibido claramente como somos controlados em todas as escolhas das nossas vidas. Por isso, recomendo o documentário para todas as pessoas que estiverem lendo esta resenha, se tornarem mais analíticos ao acessarem esses meios digitais.
Os próprios criadores das mudanças nas redes sociais, como Tim Kendall, ex presidente do Pinterest. Justin Rosenstien, ex-engenheiro da Google e do Facebook, Sandy Parakilas, ex-gerente de operações do Facebook e Tristan Harris, ex-especialista em ética de design da Google, temem agora pelos efeitos mentais causados pelas suas invenções, e admitem estarem viciados nelas, e sugerem que com as mudanças certas, podemos salvar o que há de bom nas redes sociais.
Há fontes que espalha desinformação sobre o COVID 19 e concebendo muitas teorias de conspiração sobre o vírus, mas como lidar com as fakes News? A fake News é um sistema de informações falsas que foi criado para gerar lucro para as empresas, pois as notícias falsas se espalham 6 vezes mais rápido do que as notícias verdadeiras. , e rendem mais de 53 milhões de interações, ou seja, o algoritmo ele aprende sozinho a captar as informações, se tornando a cada dia mais inteligente e te mandando sugestões para você ficar preso ali acessando os conteúdos sugeridos. O mais interessante é que, os apresentadores esclarecem todos esses pontos, para a população ficarem alertas, por esse motivo acabei gostando do documentário da Netflix.
A cada dia que se passa, crianças, jovens e adolescentes, estão entrando em depressão por causa das redes sociais, likes, polarização política, querendo a aprovação social. Logo, ao bem das futuras gerações, deve-se tomar medidas necessárias para resolver o impasse. Através da internet, unir as pessoas para lutarem pelos seus direitos, regulamentar o uso das redes, criar leis para fazerem com que sejam taxados para não terem todo os dados do planeta , proibir alguns mercados que são ataques à democracia e a liberdade. Novas leis que regule a privacidade digital, e proteger os direitos e privilégios dos usuários e não ao capitalismo. Os profissionais, no documentário, apontam a falta de soluções para esse problema, apenas aconselham os pais a não deixarem seus filhos acessar as redes sociais, mas o obstáculo à esse fator, requer critérios mais rígidos.