Português, perguntado por analarissa000, 1 ano atrás

qual é a principal crítica do Padre António Vieira no sermão de sexagésima

Soluções para a tarefa

Respondido por vany37
23
Sua principal crítica é ao modo de pregar dos padres
Respondido por claudiamassini2010
4

Resposta:

resenha sobre o sermão da sexagésima

Explicação:

O texto estudado se chama sermão da sexagésima, do escritor considerado de um estilo literário e conceptista o padre Antônio Vieira, sempre tentava colocar seu texto na estética Barroca. Aqui nesse texto ele trata de um sermão, um discurso oral, sustentando uma crença religiosa, que tematiza o comportamento humano perante os dogmas religiosos.

Nele o padre questiona e critica o estilo que era usado nos púlpitos no Século XVII, que era difícil e afetado, quando deveria ser fácil e natural, ou seja objetivo e de clareza a ser compreendido pelos ouvintes, então cita a comparação que Cristo fez entre pregar e semear, para ele o semear é uma arte que tem mais de natureza do que a arte, e faz uma alusão ao modo harmônico e belo como as estrela semeadas no céu, evitando o trabalho forçado da disposição planejada, conclui dizendo que, dessa forma, os oradores,” pregam palavras para Deus, mas não pregam a palavra de Deus”.  

O autor usa a norma da língua, com o vocabulário rico e pouco comum, sendo notório o uso de figuras de linguagem, as quais oferecem maior expressividade ao texto, então o sermão inicialmente, foi elaborado para ser proferidos nos púlpitos, que são os altares das igrejas, mas também foi publicado e veiculado por meios de livros, o autor produz frases complexas utilizando coordenações e subordinações variadas.  

Nesse sermão da sexagésima, pode–se notar a presença de uma crítica, direcionada aos pregadores de demais ideologias e da inverdade ou da ineficácia de seus discursos, pode ser melhor entendido quando entendemos o objetivo do autor era realizar a conversão dos indivíduos, por intermédio da sua prosa sacras, assim todo pregador contrário à sua ideologia era criticado. O autor tinha grande preocupação com o jogo de ideias, assim como uma forte racionalidade (raciocínio lógico), a obra tem o intuito de convencer o leitor.

Portanto o sermão da sexagésima foca na própria forma de fazer sermões. Nesse sermão há uma feroz critica daqueles que usam a palavra de Deus para defenderem seus interesses mundanos, O padre usa da metalinguagem para apresentar sua ideia central, pregar e semear.

Perguntas interessantes