Artes, perguntado por aalexsandro005, 1 ano atrás

Qual é a origem da festa do queijo e da festa junina

Soluções para a tarefa

Respondido por viniedudossantos
5

esta de Santo Antônio dia 13 de junho; de São João, dia 24; de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. Há motivos para comemorar durante o mês todo e até fazer uma farra tardia, a julina. Mas, apesar dessa ligação ao calendário das festas católicas e aos dias dos santos, o costume de celebrar o mês de junho remonta a um tempo anterior à era cristã. Mais precisamente, aos rituais de invocação da fertilidade no Hemisfério Norte, durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano.

De acordo como livro Festas Juninas, Festas de São João: Origens, Tradições e História, da antropóloga Lúcia Helena Vitalli Rangel (Publishing Solutions / Yoki, 2008), era no solstício de verão que diversos povos, como celtas, egípcios, persas e sírios, faziam rituais para promover a fartura nas colheitas.

Na Europa, ao longo dos séculos, os festejos do solstício foram incorporados à cultura de cada região. Em Portugal, país majoritariamente católico, os santos de junho foram incluídos nas celebrações. Das terras lusitanas, as tradições aportaram por aqui e ganharam outras cores locais. “No Brasil, há uma certa coincidência entre as festas da fertilidade da colheita do Hemisfério Norte comrituais indígenas”, diz Lúcia Helena, que é professora e diretora-adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A influência dos índios na festa brasileira fica evidente nas comidas juninas: milho,mandioca, abóbora e batata-doce, exemplifica a antropóloga. É, enfim, uma celebração miscigenada, com ingredientes vindos de diversas culturas. Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre os símbolos dessa festa.

Quadrilha

Tudo que é moda em Paris é moda no mundo. E foi assim que a dança quadrille desembarcou por aqui, nos salões brasileiros do século 19. Não é à toa que o puxador da quadrilha usa palavras como "balancê” e “anarriê” (do francês en arrière, ou seja, para trás). Com o tempo, a marcação europeia deu lugar à cadência brasileira e o som passou a ser feito pelo triângulo, pela zabumba e pela sanfona.O Festiqueijo é uma festa tradicional italiana do município de Carlos Barbosa, no estado do Rio Grande do Sul.

É considerado um dos melhores festivais gastronômicos da Serra Gaúcha, oferecendo aos visitantes os melhores queijos e vinhos e a farta da região, tudo à vontade e acompanhado de shows típicos locais e regionais.

O Festiqueijo teve origem na Festa do Leite, que começou em setembro de 1976. As edições seguintes da Festa do Leite ocorreram em 1979, 1984 e, na quarta edição em 1987, houve um evento paralelo à 4º Festa do Leite, que se chamou 1º Festival Estadual do Queijo. A edição de 1988 já se apresentou como 2º Festiqueijo. No ano de 1991 ocorreu o 3º Festiqueijo.

A partir de 1993 as edições tornaram-se anuais e em maior escala. O Festiqueijo passou a ser o evento oficial e não mais paralelo, e as edições passaram a ocorrer sempre no mês de julho. Em 2009 aconteceu a vigésima edição do festival.

Carlos Barbosa é referência na elaboração de queijos nobres, e se orgulha muito do Festiqueijo, devido ao grande reconhecimento cultural e gastronômico que obtém através dele.

Respondido por carlosdanielrodrigue
4

Resposta:A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

Explicação:

Perguntas interessantes