Qual é a opção incorreta a respeito das relaçõessemânticas do texto verbal?A Mudando-se o foco da ênfase, que está naautora,"Shirley Paes Leme" (R.1), para a ênfase naobra, "desenho" (R.1), a alteração da primeira oraçãodo texto ficaria adequada da seguinte forma: Está nodesenho a alma da obra de Shirley Paes Leme.B Na linha 5, a preposição "com" tem a funçãosemântica introduzir uma característica para"delicados desenhos".C Depreende-se do emprego do conector "ora (...) ora"em "ora em feixes escultóricos, ora em instalações"(R.3-4), que "feixes escultóricos" se transformam em"instalações" e "instalações" se transformam em"feixes escultóricos".D A noção de reflexividade, ou seja, a de que agente epaciente de um verbo reportam-se ao mesmoreferente, está presente tanto em "Shirley conta ter seinspirado" (R.7) como em "linhas-galhos que semovem" (R.12-13).E O desenvolvimento do texto permite depreender osignificado da palavra "linhas-galhos" (R.12-13) a partirdos significados de galho e de linha.
#ENADE
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C Depreende-se do emprego do conector “ora (...) ora”
em “ora em feixes escultóricos, ora em instalações”
(R.3-4), que “feixes escultóricos” se transformam em
“instalações” e “instalações” se transformam em
“feixes escultóricos”.
Não é possível dizer que o conector "ora, ora" diz respeito à transformação de feixes escultóricos em instalações. Em nenhum momento do texto pode-se evidenciar.
O uso do conectivo "ora, ora" no texto é para apresentar a ideia de alternância, na qual Shirley em determinado momento traça seu lápis em feixes escultóricos ou em instalações.
Portanto o conectivo foi usado para falar dos galhos retorcidos e enegrecidos que são traçados a lápis.
Abraços!
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