Qual é a mensagem do livro O Cortiço?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romance "O Cortiço" de Aluísio Azevedo gira em torno da vida de um cortiço carioca. ... Partidário do pessimismo e influenciado por teorias deterministas, Azevedo submete seus personagens ao poder do sexo e do dinheiro. A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.
O Cortiço é um livro escrito pelo autor brasileiro Aluísio Azevedo, possui 23 capítulos, e a sua publicação ocorreu no ano de 1890. O livro mostra a vida simples de pessoas que vivem num cortiço, na cidade do Rio de Janeiro. O livro representa a realidade do Brasil, durante o século 19, e também retrata o ambicioso João Romão, que para enriquecer na vida, acaba explorando os seus funcionários, e adota até o furto para alcançar os seus propósitos.
O Cortiço Resumo
O livro O Cortiço, foi escrito pelo autor Aluísio Azevedo, a sua publicação aconteceu no ano 1890, e contém 23 capítulos. A história mostra a vida humilde dos moradores de um cortiço, na cidade do Rio de Janeiro.
O livro aborda a realidade dos brasileiros, em pleno século 19. O personagem principal é o João Romão, um imigrante que veio de Portugal, muito ambicioso, e capaz de tudo para enriquecer na vida.
João Romão explora os seus funcionários, e até adota o furto, para que seus objetivos se tornem realidade. Ele era dono de uma venda, e uma pedreira, além disso, João Romão compra várias casas, e passa a possuir noventa casas no total.
Bertoleza, uma escrava que foi libertada, e companheira de João Romão, o ajuda nesta tarefa. Eles cometem furtos, roubando materiais utilizados na construção, e a partir deste ato, os dois aumentam o tamanho do cortiço.
Veja mais sobre O Cortiço no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/46710535
#SPJ2