Pedagogia, perguntado por elienecoelholucioli, 5 meses atrás

Qual é a melhor definição para o pensamento científico e crítico:
Leia os textos a seguir.



Texto I

As teorias baseadas nos modelos tradicionais simplesmente não se preocupam em discutir, questionar ou problematizar radicalmente as organizações educacionais, às configurações influentes de conhecimento, ou a estrutura social preponderante que atua disfarçadamente nas escolas. Elas valorizam: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.

Fonte: ALENCAR, Mary Sônia Dutra de; CHAVES, Ozinei dos Santos. Teorias do currículo: concepções, verdades e contradições. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.



Texto II

O que devemos considerar aqui é o fato que estas novas idéias e teorias, entendidas como críticas protagonizam uma nova etapa do desenvolvimento histórico do currículo, afinal, elas se distanciam das teorias até então dominantes, nas quais o currículo era apresentado de maneira meramente mecânica e burocrática. Estas novas idéias buscam trabalhar e desvendar as idéias engessadas tradicionalmente no entendimento da educação e do currículo, elas tentam identificar e valorizar as contradições inerentes a sociedade capitalista, apreciando suas resistências, e revelam como as classes são oprimidas por um sistema dominante e desigual.

Fonte: MACHADO, Liliane Campos; SANTOS, Bergston Luan. O currículo: teoria, história e prática docente. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.



Texto III

Nesse tipo de teoria, o currículo é entendido com algo que gera uma referência de gêneros. Caracterizam-se por criticar a fundo todo tipo de depreciação de progresso cultural e histórico de grupos étnicos. Colocam-se a favor do reconhecimento das formas culturais dos mais diversos grupos sociais. As teorias pós-críticas posicionam-se na busca por um currículo multicultural (identidade, alteridade e diferença), currículo este que implica na capacidade de entender, respeitar e apreciar a outra cultura mesmo esta sendo a cultura diferente. São teorias baseadas nas ideias de aceitação, de prestígio e familiaridade amigável entre e com as diversas culturas existentes.

Fonte: ALENCAR, Mary Sônia Dutra de; CHAVES, Ozinei dos Santos. Teorias do currículo: concepções, verdades e contradições. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.





Considerando o que se afirma nos textos em relação ao currículo é correto afirmar que:

Uma mesma instituição de ensino pode trabalhar o currículo nas perspectivas tradicional, crítica e pós-crítica simultaneamente.
O processo de elaboração do currículo deve levar em consideração, principalmente,os aspectos legais e as Diretrizes Curriculares.
O currículo pode ser compreendido e interpretado de diversas maneiras, em outras palavras, sob uma perspectiva tradicional, crítica ou pós-crítica.
As teorias tradicionais se caracterizam pelo poder concentrado nas relações econômicas, nas quais o currículo estaria ligado aos interesses das classes dominantes.
A escolha do tipo de teoria que será trabalhada é importante para o planejamento do currículo, que é um conjunto de conteúdos teóricos a serem transmitidos aos alunos.




a.
Na criatividade e na capacidade de resolver problemas reais do mundo.


b.
permite que os alunos busquem soluções inovadoras para problemas de suas realidades, mas usando sempre o conhecimento e a análise crítica na busca dessas soluções.


c.
O pensamento científico está ligado ao eixo do pensamento computacional.


d.
Desenvolver e questionar e formular hipóteses, observar a realidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelmambro
0

Resposta:

resposta correta é opção D

Perguntas interessantes