Química, perguntado por jurezende4, 1 ano atrás

Qual é a massa (em gramas) de nitrato de potássio que é cristalizada e a massa que permanece na solução, quando uma solução aquosa saturada desse sal a 50ºC é resfriada para 20ºC?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por humoristaflor
25
Observe que a 50ºC a curva do KNO3 mostra que em 100 g de água pode-se solubilizar 120g de KNO3, ou seja, uma quantidade maior que essa haverá formação de corpo de fundo na solução.

O exercício aponta que houve um resfriamento e portanto a solubilidade do sal diminuiu, passou para 40g a cada 100g de água. Dessa forma, pode-se concluir que a massa cristalizada, ou seja, que formará o corpo de fundo é de 80g pois a essa temperatura menos massa de sal será solubilizada já que a solubilidade do sal diminuiu. A massa que não formará corpo de fundo e ficará "misturada" na água é de 40g. 

→ Caso tenha ficado dúvidas em relação aos conceitos de solubilidade, solubilizada vou explicar rapidamente e genericamente aqui:

Solubilidade: Capacidade de um sal, neste caso, de dissolver em água, ou seja, sem que ele fique no fundo de um copo ao misturar sal de cozinha com água, por exemplo.

Solubilizada: seria a massa do sal que está misturada na água, e não no fundo do copo.

Corpo de fundo: a massa de sal no fundo do copo.

Espero ter ajudado.

jurezende4: Ola, uma dúvida, a 50 °C a solubilidade não seria de 150g/100g do KNO3? Gerando no caso um corpo de fundo de 50g? A resposta da questão é 90g de massa cristalizada. Eu tinha imaginado da seguinte maneira, em 50°C dissolve 100 g de soluto em 100 g de solvente, com corpo de fundo de 50 g. Quando resfria para a condição de 40 g / 100 g, eu tenho um novo corpo de fundo formado, que seria 60 g. Junto com o corpo anteriormente formado, daria 110 g...mas a resposta é 90g.
humoristaflor: Peço desculpas, eu analisei o gráfico incorretamente. Na realidade, são 130g/100g KNO3. Olhe mais atentamente no gráfico que você também perceberá o meu erro. Sendo assim 130g - 40g = 90g de corpo formado. A resposta está correta. Desculpe mais uma vez.
humoristaflor: Eu fiz uma análise do gráfico aqui pra ficar mais fácil de visualizar. http://oi62.tinypic.com/10frfh4.jpg
jurezende4: Eh vdd, no grafico que enviei, em 50° C está a 130 g. O que tenho impresso está com 150 g, por isso surgiu a dúvida...Muito obrigada, pela ajuda.
humoristaflor: Se precisar de mais ajuda é só pedir.
jurezende4: Ok..muito obrigada
Respondido por gustavoif
11

Vejamos como resolver esse exercicio:

Estamos diante de um problema de interpretacao de grafico de solubilidade.

E possivel verificar que para o nitrato de potassio KNO₃, a 50°C, a solucao saturada contem 120g de soluto, ou seja, e possivel dissolver no maximo 120 g de sal em 100 g de agua, por isso dizemos solucao saturada.

Quando diminuimos a temperatura para 20°C pode-se perceber que solubilidade desse sal diminiu, de acordo com a curva do grafico. A 20°C a solubilidade em 100g de agua e aproximadamente 40g, ou seja, dos 120g que se mantiveram. 40g continuam dissolvidos na solucao e 80 g se cristalizou formando o corpo de fundo.

Vejamos um pouco do conceito de solubilidade:

Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode se dissolver em um líquido, e expressa-se em mols por litro, gramas por litro ou em percentagem de soluto/solvente.

Veja mais sobre Quimica em:

https://brainly.com.br/tarefa/18435382

Anexos:
Perguntas interessantes