Qual é a lógica do
sermão da sexagésima, de Padre Antônio Vieira?
+/- 25 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sermão fala do porque as igrejas terem tido pouco alcance e apoio dos cristãos, de acordo com esse padre, ele dizia que os próprios padres estavam causando isso, pois estavam distorcendo a palavra de Deus para defender seus próprios interesses. Nesse sermão, ele explica que também colocavam politica junto á igreja, ou usavam para criticar outras igrejas, o que era errado, já que a igreja deveria seguir apenas uma linha, as belas palavras de Deus de amor e união.
Ou seja, António Vieira usou deste sermão para mandar uma clara mensagem de que muitos outros padres estavam distorcendo Deus a seu critério, o que fazia os cristãos se afastarem e pararem de frequentar a igreja, se desanimando. Esse sermão foi criado há muito tempo, quando estado e igreja andavam juntos, mas se encaixa perfeitamente nos dias de hoje.
Esse padre, no entanto, também fez alguns sermões controversos, que justificam a escravidão (Negros e indígenas), com argumentos religiosos, usando como base, que no juízo final, eles iriam para o céu e seriam servidos por Deus. Ou, dizia que o sofrimento deles era como o de Cristo. Mas devemos lembrar que esse padre era do século 16 e mesmo assim conseguiu fazer um sermão que é usado até hoje, algo atemporal. O sermão tem ao todo 10 pequenos capítulos, e foi pregado na capela de Portugal em Lisboa 1655, tendo acesso apenas aos nobres dali .
Explicação:
Perdão, só consegui essas linhas. Boa sorte no trabalho.