Biologia, perguntado por zilsimbine, 4 meses atrás

Qual é a lei que protege os tubarões no mundo!?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielevargas9247
1

Resposta:

Código de Caça - Lei ° 5197/67 | Lei N° 5.197, de 3 de janeiro de 1967

Explicação:

espero ter ajudado


zilsimbine: Obrigada
danielevargas9247: Dnd
Respondido por Brocoli
1

Resposta:

No imaginário coletivo, quando o tema é o poder de causar pânico e fobia, nada se compara ao ataque de tubarão. Mesmo quando contraposto a outros animais que atacam seres humanos infinitamente mais.

Todos os anos, na África, dezenas de pessoas são atacadas e devoradas por leões e algumas centenas são atacadas e mortas por elefantes e hipopótamos. E ninguém tem fobia de leão, de elefante ou de hipopótamo. Incrível, não?

E se eu disser que, na Austrália, as árvores de Natal matam muito mais gente do que os tubarões-brancos, você vai passar a ter fobia de árvore de Natal? Imagino que não, claro, mas já está na hora de desmitificar a imagem sensacionalista e irreal do tubarão como o “terror dos mares”.

Ainda assim, deve-se esclarecer que, fora os ataques motivados por circunstâncias especiais, como erro de identificação visual ou defesa de território, não se sabe exatamente por que essas espécies podem agir desta forma, pois se nós seres humanos realmente representássemos uma presa apetitosa para os tubarões haveria muito poucas praias seguras ao redor do mundo e os ataques seriam diários e contados aos milhares.

O vasto e misterioso oceano sempre foi um elemento provocador de um medo mítico. Se nos tempos das grandes navegações temia-se dragões e polvos gigantes, os tubarões são, seguramente, os seres marinhos mais temidos e respeitados no mundo contemporâneo. Dentre os grandes predadores em todo o planeta implicados em ataques aos seres humanos, como tigres, ursos e leões, apenas os tubarões não permitem um “controle” pontual por parte do homem. Tudo isso, com certeza, potencializa nossa insegurança. Porém, não podemos desconsiderar o lado racional dessa questão.

 Ter medo de um animal com boca e dentes, portanto capaz de morder, é normal. O medo é um componente evolutivo importante para a nossa sobrevivência. No entanto, quando o medo foge ao controle, e se torna desproporcional à ameaça, tem-se a fobia. E somente a fobia pode explicar tal comportamento irracional __ semelhante ao sentimento que muitos têm com relação à barata, que não representa qualquer ameaça.

Ainda que o ataque de tubarão seja a segunda ameaça natural mais temida na mente humana __ só perde para a morte __, o real perigo que os tubarões representam, em especial no litoral brasileiro, não é tão grande e certo como muitos acreditam. Apesar dos ataques de tubarão ocorridos na Grande Recife, área única no mundo onde as interferências humanas locais aumentaram os riscos, os tubarões não são “feras assassinas” como é comum imaginar. Longe disso. É perfeitamente possível interagir de forma amistosa com esses seres fantásticos.

Se você passar ao lado de um grande predador, como o crocodilo, o leão ou o tigre, e ele estiver com fome, há 100% de veracidade de que ele o verá como uma presa e irá te atacar e te devorar. No entanto, você pode mergulhar em águas claras com um tubarão, sem saber se ele se alimentou nos últimos dias, e, com certeza, ele irá te respeitar e não atacará.

Infelizmente, toda essa fobia continua contribuindo para que a sociedade não se preocupe com a matança insustentável dos tubarões que vem ocorrendo nos últimos 30 anos. Ou pior, forma uma torcida coletiva de fóbicos que acreditam que a solução para evitar ataques passa por “limpar as águas infestadas por essas feras”.

Atualmente, cerca de 100 milhões de tubarões são capturados e mortos a cada ano em todos os mares por barcos pesqueiros de 120 países, incluindo o Brasil. Grande parte para obtenção exclusiva de suas nadadeiras para atender ao mercado asiático de sopa de barbatana de tubarão __ servir essa iguaria insossa aos convidados de um jantar ou casamento denota status na cultura chinesa e hoje há trezentos milhões de comensais chineses ávidos por nadadeiras de tubarão.

Essa pesca cruel e predatória, chamada finning, onde os animais capturados são devolvidos ao mar ainda vivos após a extirpação de suas nadadeiras, representa uma monumental ameaça à sobrevivência dos tubarões e está levando muitas populações ao declínio vertiginoso. Nesse ritmo de consumo não sustentável, algumas espécies serão extintas nos próximos anos. E sem esses guardiões dos mares, teremos um ambiente marinho doente, frágil e com desequilíbrios ambientais imprevisíveis.

Somente desmitificando a imagem sensacionalista e irreal dos tubarões e mostrando que eles exercem um papel crucial na manutenção da saúde e do equilíbrio dos ecossistemas marinhos conseguiremos convencer as pessoas a aceitar que os tubarões são seres marinhos que também merecem e precisam ser preservados, como os golfinhos, baleias e tartarugas. Mas, diferentemente dos golfinhos, baleias e tartarugas, para convencer as pessoas a preservar os tubarões é preciso explicar qual é o seu papel no ecossistema marinho.  

 Espero ter lhe ajudado!!! (ficou meio comprida né?) (●'◡'●)

Perguntas interessantes