Qual é a influência da globalização em uma família?
Soluções para a tarefa
A globalização não é um fenômeno recente, mas com avanço da tecnologia, do barateamento dos transportes, da disseminação dos meios de comunicação e do fim da guerra-fria que opunha países socialistas e capitalistas, ela se caracteriza atualmente por uma integração entre todos os países – incluindo suas populações em termos econômicos, políticos, sociais e culturais. Como resultado, ocorrem profundas transformações estruturais e organizacionais nas sociedades, que afetam suas populações, entre as quais se encontram se no trabalho, as características da família e seu lugar na sociedade, e as relações entre diferentes grupos e categorias sociais.
Essas mudanças tiveram repercussões sobre a família, afetando a duração absoluta do ciclo da vida familiar como a idade média dos jovens ao casar, o número de filhos, as relações entre marido e mulher e entre pais e filhos, a progressiva inserção das mulheres no mercado de trabalho (que teve muitas consequencias para a dinâmica familiar) e o aumento no número de divórcios.
Na atualidade uma das causas que a globalização afeta o meio familiar é a televisão e a tecnologia.
A televisão diminui o tempo que as famílias passam juntas. Ela também expõe as crianças a novos sistemas de valores, faz com que elas cresçam mais rapidamente e provoca-lhes um desejo pelo bens de consumo. Outras tecnologias estão tendo um impacto mais positivo. A internet e as telecomunicações estão ajudando a conectar as famílias que vivem em locais diferentes e permitem uma comunicação rápida.