Qual é a importância dos contos de fadas para as crianças?
Qual é o papel da leitura de contos de fadas, para a criança, no que diz respeito à compreensão do mundo com o qual ela precisa aprender a lidar?
Soluções para a tarefa
a literatura infantil é eficaz para obtenção e assimilação de conhecimentos, para o entretenimento, informação e intercâmbio necessários ao ato de ler e de aprender.
Contudo, apesar de ser a literatura um elemento para a inspiração criadora e questionadora, percebe-se que em muitos momentos ela não é explorada adequadamente como deveria nas escolas, este fator decorre na maioria das vezes pela falta e/ou pouca informação dos educadores.
É valido esclarecer que as histórias direcionadas às crianças, incluindo os contos de fadas, podem proporcionar uma infância abalizada pelo encantamento. Processo este que impressiona e estimula os sentimentos. O contato com as histórias infantis oportuniza as crianças ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida, visto que ouvir e ler história abrange entranhar-se num mundo curioso, carregado de surpresas, que diverte e ensina.
Os contos de fadas abrem caminho para que a criança aprenda brincando a partir de mundo repleto de imaginação, sonhos e fantasias. Além de encantar a todos envolvidos no processo da aprendizagem e da aquisição do conhecimento os contos de fadas são historicamente empregados e de grande relevância no desenvolvimento intelectual na educação infantil.Os contos de fadas é um gênero prodigioso e fascinante que além de valorizar o mundo infantil, atua como um amplo subsídio na resolução de conflitos internos e externos.
Os seres humanos detém uma habilidade legitima para aprender, todavia, a aprendizagem não deve em nenhuma fase do procedimento educativo estar desvinculada das relações de afeto. Assim sendo, faz-se necessário que o educador perceba que a ação, as estratégias de ensino aprendizagem deve estar embasadas também por relações afetivas, fundamentados em uma afinidade harmoniosa que culminem no prazer em aprender.