História, perguntado por Magacupcake13, 1 ano atrás

Qual é a importancia do talibã no Afeganistão?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilamartins16
14
O movimento taliban foi um dos grupos radicais islâmicos formados na década de 90, após a retirada das tropas soviéticas e que assumiu o poder em 1996, impondo restrições religiosas extremas no Afeganistão. 

Foram fechados os cinemas, a TV, e proibidas todas as formas de arte não conformes com o Islam. 
Para as mulheres, foi proibido o trabalho fora de casa, e imposto o uso da burca (não apenas do véu, como em outros países islâmicos), que ocultava todo o corpo e o rosto. 
Com o Taliban, o Afeganistão tornou-se um estado exclusivamente religioso, fechado para o mundo (embora fosse sustentado pelo vizinho Paquistão), e seu ato mais conhecido no exterior foi a explosão dos budas esculpidos na montanha, em Bamiyan, um dos tesouros da humanidade. 

Por ódio à cultura ocidental, o Taliban abrigou em seu território as bases de treinamento da Al-Qaeda, de Osama bin-Laden (que vivia no Afeganistão desde os anos 80, combatendo os soviéticos - na época ainda com apoio da CIA). 

Portanto, o Taliban tornou-se indiretamente um dos responsáveis pelo ataque terrorista ao WTC, em 2001, e por esse motivo o Afeganistão foi bombardeado e invadido por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. O governo Taliban foi derrubado, mas continuou resistindo nas montanhas e até hoje comanda ataques terroristas contra o governo afegão moderado ou as tropas aliadas. 

O Taliban é formado por elementos da etnia pachtu, sunita e majoritária no Afeganistão e em contínua luta contra as etnias do norte e leste.
Perguntas interessantes