Geografia, perguntado por mtsheik12, 1 ano atrás

qual e a importancia do pau-brasil na nossa historia ??

Soluções para a tarefa

Respondido por WanderT
2
A importância do pau-brasil na economia colonial esteve no fato de que sua exploração foi a primeira prática comercial propriamente dita do Brasil.

Antes da efetiva colonização do Brasil, que começou, de fato, na década de 1530 com a montagem do sistema mercantilista, o produto que trouxe maior rentabilidade aos aventureiros, navegantes e primeiros colonos que aqui se instalaram foi o pau-brasil.

O interesse na extração e comercialização do pau-brasil, ou Caesalpina echinata, como é conhecido cientificamente, resultou de duas características principais inerentes a esse vegetal: 1) as propriedades de tingimento de tecidos, que vêm da sua coloração avermelhada; 2) sua madeira resistente, que servia para a confecção de vários artigos, desde instrumentos musicais até móveis.

A extração do pau-brasil contava com a mão de obra indígena e, já em torno do ano de 1503, o negócio que girava em torno dessa extração apresentava uma enorme infraestrutura. Os índios eram encarregados de derrubar as madeiras, separá-las em partes e conduzi-las para as casas dos feitores, onde eram guardadas, sendo, posteriormente, encaminhadas para os navios. Como escambo, os índios recebiam as bugigangas e as peças manufaturadas que os portugueses traziam da Europa.

Portugal outorgava a alguns exploradores a possibilidade de monopolizar o comércio de pau-brasil. As feitorias eram a base de controle do monopólio, pois, além de terem a função de armazenamento, também funcionavam como o primeiro estágio de triagem da quantidade de produto extraído, que tinha como destino a coroa portuguesa. Dessa forma, possuíam uma função estratégica importante.

Respondido por starpetrova387
0

Resposta:

O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos.

A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.

Os historiadores apontam que na Europa medieval já se conhecia uma árvore semelhante ao pau-brasil. Essa, porém, era originária da Ásia, e é conhecida como Biancaea sappan. Os registros apontam que a madeira e o corante dessa árvore eram conhecidos por nomes como “brecilis” e “brezil”. Esse corante era utilizado para tingir tecidos na Europa, e esse nome circulava em diversas partes do continente, já nos séculos XII e XIII.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes